AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TATIANA HELICH LOPES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@2
Resumo: O mistério envolvendo o crime pode ser visto na literatura através dos romances policiais, que tiveram seu advento com os folhetins no século XIX. Se antes procurava-se achar o culpado para restaurar a ordem, nas narrativas criminais contemporâneas acentua-se a dúvida sobre a culpa dos protagonistas acusados de assassinatos em detrimento do crime em si. Nesta dissertação, busca-se identificar as emoções que perpassam os casos reais de crimes de assassinato, tendo como objetos de estudo três produções originais Netflix: o documentário Amanda Knox (2016), a série documental Making a Murderer (2015) e a série baseada em fatos reais Alias Grace (2017). Parte-se da reflexão sobre o papel da Netflix como tecnologia do século XXI, produzindo conteúdo para sua plataforma de streaming e compartilhando opiniões e emoções em suas redes sociais, fazendo um jogo de telas com o telespectador/usuário. Discussões sobre Netflix e narrativas criminais contemporâneas têm sido pautas de estudos no campo da comunicação levando em conta o engajamento junto ao público. Aqui, pretende-se pensar a narrativa criminal em sua origem para entender suas variações contadas pela Netflix, e as emoções dos protagonistas que podem induzir o julgamento ao gerar o envolvimento do espectador com o drama. Resta-nos a indagação: essas emoções representariam as angústias do indivíduo atual?
id PUC_RIO-1_f6c3319c2b3365d27776713c9e448212
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51215
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERERTHE EMOTIONS ON NETFLIX SCREENS AND NARRATIVES: A COMPARATIVE STUDY ON THE TRUE CRIME SERIES AMANDA KNOX, ALIAS GRACE AND MAKING A MURDERER2020-04-13TATIANA OLIVEIRA SICILIANO93772408753lattes.cnpq.br/8087260703487460VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOTATIANA OLIVEIRA SICILIANOBRUNO ROBERTO CAMPANELLA13709018790lattes.cnpq.br/6481891773311768TATIANA HELICH LOPESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO mistério envolvendo o crime pode ser visto na literatura através dos romances policiais, que tiveram seu advento com os folhetins no século XIX. Se antes procurava-se achar o culpado para restaurar a ordem, nas narrativas criminais contemporâneas acentua-se a dúvida sobre a culpa dos protagonistas acusados de assassinatos em detrimento do crime em si. Nesta dissertação, busca-se identificar as emoções que perpassam os casos reais de crimes de assassinato, tendo como objetos de estudo três produções originais Netflix: o documentário Amanda Knox (2016), a série documental Making a Murderer (2015) e a série baseada em fatos reais Alias Grace (2017). Parte-se da reflexão sobre o papel da Netflix como tecnologia do século XXI, produzindo conteúdo para sua plataforma de streaming e compartilhando opiniões e emoções em suas redes sociais, fazendo um jogo de telas com o telespectador/usuário. Discussões sobre Netflix e narrativas criminais contemporâneas têm sido pautas de estudos no campo da comunicação levando em conta o engajamento junto ao público. Aqui, pretende-se pensar a narrativa criminal em sua origem para entender suas variações contadas pela Netflix, e as emoções dos protagonistas que podem induzir o julgamento ao gerar o envolvimento do espectador com o drama. Resta-nos a indagação: essas emoções representariam as angústias do indivíduo atual?The mystery surrounding crime can be seen in literature through police novels, which had their advent with newspaper serials in the 19th century. Currently, narratives about real crimes are successful on screens. If finding the culprit with the purpose to restore order was the focus in the past, in contemporary criminal narratives the doubt about the guilt of the protagonists accused of murder is accentuated at the expense of the crime itself. In the present dissertation, we seek to identify the emotions stirred up by three original Netflix productions based on real cases of murder crimes: the documentary Amanda Knox (2016), the documentary series Making a Murderer (2015) and the series Alias Grace (2017). We start by pondering on Netflix s role as 21st century technology when producing content for its streaming platform and when sharing opinions and emotions on its social networks, therefore making a game of screens with the viewer/user. Both Netflix and contemporary criminal narratives have been guidelines for studies in the field of communication considering engagement with the public. Here, we intend to think about the criminal narrative in its origin in order to understand its variations in the stories unfolded by Netflix, and the emotions of the protagonists that can bring about judgment by creating the viewer s involvement with the drama. The question remains: do these emotions represent the anxieties of the current individual?PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:57:01Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51215Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE EMOTIONS ON NETFLIX SCREENS AND NARRATIVES: A COMPARATIVE STUDY ON THE TRUE CRIME SERIES AMANDA KNOX, ALIAS GRACE AND MAKING A MURDERER
title AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
spellingShingle AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
TATIANA HELICH LOPES
title_short AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
title_full AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
title_fullStr AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
title_full_unstemmed AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
title_sort AS EMOÇÕES NAS TELAS E NARRATIVAS DA NETFLIX: OS CASOS DE CRIMES REAIS EM AMANDA KNOX, ALIAS GRACE E MAKING A MURDERER
author TATIANA HELICH LOPES
author_facet TATIANA HELICH LOPES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 93772408753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8087260703487460
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BRUNO ROBERTO CAMPANELLA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13709018790
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6481891773311768
dc.contributor.author.fl_str_mv TATIANA HELICH LOPES
contributor_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
BRUNO ROBERTO CAMPANELLA
description O mistério envolvendo o crime pode ser visto na literatura através dos romances policiais, que tiveram seu advento com os folhetins no século XIX. Se antes procurava-se achar o culpado para restaurar a ordem, nas narrativas criminais contemporâneas acentua-se a dúvida sobre a culpa dos protagonistas acusados de assassinatos em detrimento do crime em si. Nesta dissertação, busca-se identificar as emoções que perpassam os casos reais de crimes de assassinato, tendo como objetos de estudo três produções originais Netflix: o documentário Amanda Knox (2016), a série documental Making a Murderer (2015) e a série baseada em fatos reais Alias Grace (2017). Parte-se da reflexão sobre o papel da Netflix como tecnologia do século XXI, produzindo conteúdo para sua plataforma de streaming e compartilhando opiniões e emoções em suas redes sociais, fazendo um jogo de telas com o telespectador/usuário. Discussões sobre Netflix e narrativas criminais contemporâneas têm sido pautas de estudos no campo da comunicação levando em conta o engajamento junto ao público. Aqui, pretende-se pensar a narrativa criminal em sua origem para entender suas variações contadas pela Netflix, e as emoções dos protagonistas que podem induzir o julgamento ao gerar o envolvimento do espectador com o drama. Resta-nos a indagação: essas emoções representariam as angústias do indivíduo atual?
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51215@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324953585876992