COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@2
Resumo: A tese de cunho qualitativo interpretativo investiga metodologias de Design que sustentam projetos que resultem na promoção do desenvolvimento das interações sociais e padrões de comunicação dos sujeitos com autismo. Defende-se que a metodologia design em parceria, os princípios da tecnologia calma e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, empregados em projetos junto a pessoas com autismo, potencializam os múltiplos modos de comunicação e expressão. Como percurso metodológico, há a observação participativa de uma criança com autismo em sala de aula e o relato de experiência de oficina com educadores, terapeutas e mediadores. A pesquisa propõe procedimentos que auxiliem designers e educadores no desenvolvimento de projetos e no manejo de sistemas de informação e de objetos de mediação em ambientes formais e informais de educação. Reflete-se sobre a importância do uso de metodologias de design que abarque o sujeito com autismo apoiado em seus potenciais. Conclui-se que designers podem ter participação ativa em situações que impactam a sociedade, pois, para além deles desenvolverem expertises técnicas de solução de problemas, eles concebem metodologias processuais de construção de sentidos que apoiam as interações sociais. Neste sentido, enfatiza-se a aproximação de saberes das áreas de design e educação no desenvolvimento de metodologias e princípios que fortaleçam as singularidades de pessoas com autismo, com vistas a diminuição das barreiras comunicacionais e a consolidação de práticas educacionais e sociais inclusivas.
id PUC_RIO-1_f75e52eddde1c94e49742333f7e47737
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35954
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCOLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISMDESIGN PARTICIPATIVO E PRINCÍPIOS INCLUSIVOS: MÚLTIPLOS MODOS DE MEDIAÇÕES NA RELAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO2018-03-23JACKELINE LIMA FARBIARZ92794246704lattes.cnpq.br/6731603269257267RITA MARIA DE SOUZA COUTOMARIA EVANY DO NASCIMENTOMARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAESMARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAESJACKELINE LIMA FARBIARZ00210023716lattes.cnpq.br/7956635245962685DANIELA DE CARVALHO MARÇALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA tese de cunho qualitativo interpretativo investiga metodologias de Design que sustentam projetos que resultem na promoção do desenvolvimento das interações sociais e padrões de comunicação dos sujeitos com autismo. Defende-se que a metodologia design em parceria, os princípios da tecnologia calma e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, empregados em projetos junto a pessoas com autismo, potencializam os múltiplos modos de comunicação e expressão. Como percurso metodológico, há a observação participativa de uma criança com autismo em sala de aula e o relato de experiência de oficina com educadores, terapeutas e mediadores. A pesquisa propõe procedimentos que auxiliem designers e educadores no desenvolvimento de projetos e no manejo de sistemas de informação e de objetos de mediação em ambientes formais e informais de educação. Reflete-se sobre a importância do uso de metodologias de design que abarque o sujeito com autismo apoiado em seus potenciais. Conclui-se que designers podem ter participação ativa em situações que impactam a sociedade, pois, para além deles desenvolverem expertises técnicas de solução de problemas, eles concebem metodologias processuais de construção de sentidos que apoiam as interações sociais. Neste sentido, enfatiza-se a aproximação de saberes das áreas de design e educação no desenvolvimento de metodologias e princípios que fortaleçam as singularidades de pessoas com autismo, com vistas a diminuição das barreiras comunicacionais e a consolidação de práticas educacionais e sociais inclusivas.This qualitative and interpretive thesis investigates design methodologies that support projects that promote the development of social interactions and communications patterns amongst autistic people. It is highlighted the fact that collaborative design methodology, calm technology and Universal Design for Learning principles, when applied to projects for autistic people, potentialize multiple ways of communication and expression. As methodological path, were used participatory observation of an autistic kid in a classroom and testimonials from teachers, terapeuts and mediators who participated in a workshop. The research proposes procedures that can help designer and educators in project development and in the information system and object mediation management in both formal and informal learning environments. The importance of design methodologies that include the autistic person in its potential is a reflection topic. It is concluded that designers can have an active participation in situations that impact society, once they go beyond the development of technical expertises for problem solving, they actually conceive sense making methodologies that foster social interactions. In this sense, an emphasis is made in the education and design intertwinedness in the development of principles and methodologies that strengthen autistic people s singularities, aiming to the diminishment of communication barriers and the consolidation of educational and social inclusive practices.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35954Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DESIGN PARTICIPATIVO E PRINCÍPIOS INCLUSIVOS: MÚLTIPLOS MODOS DE MEDIAÇÕES NA RELAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO
title COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
spellingShingle COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
title_short COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
title_full COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
title_fullStr COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
title_full_unstemmed COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
title_sort COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
author DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
author_facet DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92794246704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6731603269257267
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA EVANY DO NASCIMENTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00210023716
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7956635245962685
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
contributor_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
MARIA EVANY DO NASCIMENTO
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
JACKELINE LIMA FARBIARZ
description A tese de cunho qualitativo interpretativo investiga metodologias de Design que sustentam projetos que resultem na promoção do desenvolvimento das interações sociais e padrões de comunicação dos sujeitos com autismo. Defende-se que a metodologia design em parceria, os princípios da tecnologia calma e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, empregados em projetos junto a pessoas com autismo, potencializam os múltiplos modos de comunicação e expressão. Como percurso metodológico, há a observação participativa de uma criança com autismo em sala de aula e o relato de experiência de oficina com educadores, terapeutas e mediadores. A pesquisa propõe procedimentos que auxiliem designers e educadores no desenvolvimento de projetos e no manejo de sistemas de informação e de objetos de mediação em ambientes formais e informais de educação. Reflete-se sobre a importância do uso de metodologias de design que abarque o sujeito com autismo apoiado em seus potenciais. Conclui-se que designers podem ter participação ativa em situações que impactam a sociedade, pois, para além deles desenvolverem expertises técnicas de solução de problemas, eles concebem metodologias processuais de construção de sentidos que apoiam as interações sociais. Neste sentido, enfatiza-se a aproximação de saberes das áreas de design e educação no desenvolvimento de metodologias e princípios que fortaleçam as singularidades de pessoas com autismo, com vistas a diminuição das barreiras comunicacionais e a consolidação de práticas educacionais e sociais inclusivas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324941706559488