LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2 |
Resumo: | O neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos. |
id |
PUC_RIO-1_fab4bddfae0ca07dc612019de5803ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:28143 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADORLYGIA CLARK: THEORY AND PRACTICE IN WORKS THAT DEMAND SPECTATOR S PARTICIPATION2016-06-23JOAO MASAO KAMITA53503520910lattes.cnpq.br/3375529151382237JOAO MASAO KAMITAPATRICIA LEAL AZEVEDO CORREAMARTHA TELLES MACHADO DA SILVAPATRICIA LEAL AZEVEDO CORREAMARTHA TELLES MACHADO DA SILVA01635300762lattes.cnpq.br/9451927596392483PATRICIA MIGUEZ LATTAVOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRO neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos.Neoconcretism started spectator participation in art and had in Lygia Clark one of its most important and radical promoters. Lygia was, in great part, responsible for the legacy of neoconcretism for Brazilian art history and for the artists that came up after 1960. In this paper, we will try to show the theory behind Lygia s works, her participation in the movement and the beginning of her proposal for the spectator s participation with the series Bichos.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:47Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28143Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
LYGIA CLARK: THEORY AND PRACTICE IN WORKS THAT DEMAND SPECTATOR S PARTICIPATION |
title |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
spellingShingle |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR PATRICIA MIGUEZ LATTAVO |
title_short |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
title_full |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
title_fullStr |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
title_full_unstemmed |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
title_sort |
LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR |
author |
PATRICIA MIGUEZ LATTAVO |
author_facet |
PATRICIA MIGUEZ LATTAVO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
53503520910 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3375529151382237 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01635300762 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9451927596392483 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PATRICIA MIGUEZ LATTAVO |
contributor_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA JOAO MASAO KAMITA PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
description |
O neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324928614039552 |