LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PATRICIA MIGUEZ LATTAVO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2
Resumo: O neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos.
id PUC_RIO-1_fab4bddfae0ca07dc612019de5803ff5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:28143
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADORLYGIA CLARK: THEORY AND PRACTICE IN WORKS THAT DEMAND SPECTATOR S PARTICIPATION2016-06-23JOAO MASAO KAMITA53503520910lattes.cnpq.br/3375529151382237JOAO MASAO KAMITAPATRICIA LEAL AZEVEDO CORREAMARTHA TELLES MACHADO DA SILVAPATRICIA LEAL AZEVEDO CORREAMARTHA TELLES MACHADO DA SILVA01635300762lattes.cnpq.br/9451927596392483PATRICIA MIGUEZ LATTAVOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRO neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos.Neoconcretism started spectator participation in art and had in Lygia Clark one of its most important and radical promoters. Lygia was, in great part, responsible for the legacy of neoconcretism for Brazilian art history and for the artists that came up after 1960. In this paper, we will try to show the theory behind Lygia s works, her participation in the movement and the beginning of her proposal for the spectator s participation with the series Bichos.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:47Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28143Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv LYGIA CLARK: THEORY AND PRACTICE IN WORKS THAT DEMAND SPECTATOR S PARTICIPATION
title LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
spellingShingle LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
PATRICIA MIGUEZ LATTAVO
title_short LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
title_full LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
title_fullStr LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
title_full_unstemmed LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
title_sort LYGIA CLARK: TEORIA E PRÁTICA NAS OBRAS VOLTADAS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
author PATRICIA MIGUEZ LATTAVO
author_facet PATRICIA MIGUEZ LATTAVO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 53503520910
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3375529151382237
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01635300762
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9451927596392483
dc.contributor.author.fl_str_mv PATRICIA MIGUEZ LATTAVO
contributor_str_mv JOAO MASAO KAMITA
JOAO MASAO KAMITA
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA
description O neoconcretismo inaugurou, no Brasil, a participação do espectador na arte e teve em Lygia Clark uma das artistas mais radicais entre seus integrantes, sendo ela a responsável em grande parte pelo legado deixado pelo movimento, tanto para a história da arte brasileira como para muitos dos artistas que surgiram no país depois da década de 1960. Neste trabalho, tentaremos mostrar a teoria por trás das obras de Lygia Clark, sua participação no movimento neoconcreto a o início de sua proposta de participação do espectador na obra através da série Bichos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28143@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324928614039552