[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3746 |
Resumo: | [pt] O ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas. |
id |
PUC_RIO-1_fbc073384ee2098613e44efef39abebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:3746 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS [en] THE IMPACT OF LEARNING AND KNOWLEDGE CREATION POLITICS IN COMPANIES MARKET PERFORMANCE [pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL[pt] COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS[pt] ORGANIZACOES DE APRENDIZAGEM[pt] ESTRATEGIA EMRESARIAL[pt] MARKETING INTERNACIONAL[en] ORGANIZATIONAL LEARNING[en] ORGANIZATIONAL SKILLS[en] LEARNING ORGANIZATIONS[en] CORPORATE STRATEGY[en] INTERNATIONAL MARKETING[pt] O ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas.[en] A very dinamyc and constantly changing environment forces companies to be faster and faster in responding efficiently to market demands. Corporate strategy nowadays is more worried about thecompany inside, to verify if it has conditions and necessary skills to move quickly and take advantage of market opportunities. Organizational learning and knowledgde creation are key elements to company sucess in this new environment. The present study defines twelve factors which favors organizational learning and knowmledge creation. After that, verifies how those key factors are applied in fifty medium and big sized Brasilian companies. Finally, it makes a correlation between the way those factors are applied and the companies market performance. MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVASILVINA ANA RAMAL2003-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3746porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3746Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS [en] THE IMPACT OF LEARNING AND KNOWLEDGE CREATION POLITICS IN COMPANIES MARKET PERFORMANCE |
title |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
spellingShingle |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS SILVINA ANA RAMAL [pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [pt] COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS [pt] ORGANIZACOES DE APRENDIZAGEM [pt] ESTRATEGIA EMRESARIAL [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] ORGANIZATIONAL LEARNING [en] ORGANIZATIONAL SKILLS [en] LEARNING ORGANIZATIONS [en] CORPORATE STRATEGY [en] INTERNATIONAL MARKETING |
title_short |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
title_full |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
title_fullStr |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
title_full_unstemmed |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
title_sort |
[pt] O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS |
author |
SILVINA ANA RAMAL |
author_facet |
SILVINA ANA RAMAL |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JORGE FERREIRA DA SILVA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVINA ANA RAMAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [pt] COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS [pt] ORGANIZACOES DE APRENDIZAGEM [pt] ESTRATEGIA EMRESARIAL [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] ORGANIZATIONAL LEARNING [en] ORGANIZATIONAL SKILLS [en] LEARNING ORGANIZATIONS [en] CORPORATE STRATEGY [en] INTERNATIONAL MARKETING |
topic |
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [pt] COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS [pt] ORGANIZACOES DE APRENDIZAGEM [pt] ESTRATEGIA EMRESARIAL [pt] MARKETING INTERNACIONAL [en] ORGANIZATIONAL LEARNING [en] ORGANIZATIONAL SKILLS [en] LEARNING ORGANIZATIONS [en] CORPORATE STRATEGY [en] INTERNATIONAL MARKETING |
description |
[pt] O ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3746 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822545469210624 |