A aprendizagem organizacional e o desempenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3597 |
Resumo: | As organizações de saúde, face aos objectivos que possuem no domínio da promoção da saúde, prevenção e de reabilitação da saúde das comunidades, nas diferentes faixas etárias, tornam-se num tipo de organização de extrema importância. A mudança surge quotidianamente nas organizações de saúde, o que faz com que estas tenham de actuar, responder e antecipar as transformações, de modo a obterem melhores resultados, melhorando a qualidade dos serviços que presta. Para poderem corresponder às exigências crescentes é necessário competência e investimento na aprendizagem. As organizações precisam criar condições, sistemas e estruturas para que estas se tornem organizações de aprendizagem, levando à aquisição contínua de conhecimentos e consequentemente ao aumento do desempenho organizacional. Com base numa amostra de 157 colaboradores de uma organização de saúde, mais precisamente um serviço de Pediatria, o presente estudo tem como objectivo principal avaliar a relação existente entre as dimensões de uma organização de aprendizagem, com o desempenho organizacional. Para avaliar esta relação foi utilizado o questionário “The Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ)” desenvolvido por Marsick e Watkins. Os resultados obtidos através da regressão linear múltipla permitiram verificar que para a organização em estudo, nem todas as dimensões propostas pelo modelo são determinantes para os resultados organizacionais. Das variáveis organizacionais responsáveis pela estrutura e que servem de mediadoras entre as actividades de aprendizagem a nível individual e de grupo, com os resultados organizacionais destaca-se o sistema de captura e a distribuição de aprendizagem. Ao nível das pessoas, capacitar as pessoas para uma visão colectiva, atribuindo responsabilidades, é uma dimensão determinante para os resultados, mesmo que de forma indirecta. |
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As organizações de saúde, face aos objectivos que possuem no domínio da promoção da saúde, prevenção e de reabilitação da saúde das comunidades, nas diferentes faixas etárias, tornam-se num tipo de organização de extrema importância. A mudança surge quotidianamente nas organizações de saúde, o que faz com que estas tenham de actuar, responder e antecipar as transformações, de modo a obterem melhores resultados, melhorando a qualidade dos serviços que presta. Para poderem corresponder às exigências crescentes é necessário competência e investimento na aprendizagem. As organizações precisam criar condições, sistemas e estruturas para que estas se tornem organizações de aprendizagem, levando à aquisição contínua de conhecimentos e consequentemente ao aumento do desempenho organizacional. Com base numa amostra de 157 colaboradores de uma organização de saúde, mais precisamente um serviço de Pediatria, o presente estudo tem como objectivo principal avaliar a relação existente entre as dimensões de uma organização de aprendizagem, com o desempenho organizacional. Para avaliar esta relação foi utilizado o questionário “The Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ)” desenvolvido por Marsick e Watkins. Os resultados obtidos através da regressão linear múltipla permitiram verificar que para a organização em estudo, nem todas as dimensões propostas pelo modelo são determinantes para os resultados organizacionais. Das variáveis organizacionais responsáveis pela estrutura e que servem de mediadoras entre as actividades de aprendizagem a nível individual e de grupo, com os resultados organizacionais destaca-se o sistema de captura e a distribuição de aprendizagem. Ao nível das pessoas, capacitar as pessoas para uma visão colectiva, atribuindo responsabilidades, é uma dimensão determinante para os resultados, mesmo que de forma indirecta. |
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