[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61048 |
Resumo: | [pt] Transformação Digital deveria estar na pauta de praticamente todas as discussões estratégicas das empresas hoje em dia. Não se trata apenas de tecnologia da informação, mas também de um tema multidisciplinar que, sob a ótica da estratégia empresarial, face às profundas mudanças nas relações com clientes, fornecedores e concorrentes, muitas vezes resulta em ações inovadoras e, em muitos casos, até mesmo na reinvenção do próprio negócio da empresa. Nesse contexto, essa pesquisa qualitativa visou identificar o estágio de maturidade de transformação digital de uma empresa nacional de tecnologia, de acordo com uma série de fatores e direcionadores propostos por modelos teóricos da literatura pesquisada, tais como: a intensidade do uso de tecnologias digitais, o grau de digitalização dos concorrentes, o comportamento digital do cliente, as estratégias dos gestores, a estrutura organizacional, a cultura organizacional, o grau de investimento em novas tecnologias, entre outros. Foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, que nortearam o estudo de caso, com 12 colaboradores que ocupavam cargos distintos em diferentes posições hierárquicas na companhia. O material das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo e discutido com a literatura pesquisada. Concluiu-se que os modelos teóricos considerados e a pesquisa de campo realizada mostraram-se adequados à realidade da empresa, ajudando a diagnosticar sua situação atual e sugerindo caminhos de continuidade na sua jornada de transformação digital. |
id |
PUC_RIO-1_fce012f685d1862a758ff8eb70275e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:61048 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY[pt] TRANSFORMAÇÃO DIGITAL CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DA MATURIDADE DIGITAL EM UMA EMPRESA NACIONAL DE TECNOLOGIA DE MÉDIO PORTE[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL[pt] ESTRATEGIA DE CRESCIMENTO DIGITAL[pt] RECURSOS DIGITAIS[pt] IMPERATIVOS ESTRATEGICOS[pt] DIGITALIZACAO[en] DIGITAL TRANSFORMATION[en] DIGITAL GROWTH STRATEGY[en] DIGITAL RESOURCES[en] STRATEGIC IMPERATIVES[en] DIGITALIZATION[pt] Transformação Digital deveria estar na pauta de praticamente todas as discussões estratégicas das empresas hoje em dia. Não se trata apenas de tecnologia da informação, mas também de um tema multidisciplinar que, sob a ótica da estratégia empresarial, face às profundas mudanças nas relações com clientes, fornecedores e concorrentes, muitas vezes resulta em ações inovadoras e, em muitos casos, até mesmo na reinvenção do próprio negócio da empresa. Nesse contexto, essa pesquisa qualitativa visou identificar o estágio de maturidade de transformação digital de uma empresa nacional de tecnologia, de acordo com uma série de fatores e direcionadores propostos por modelos teóricos da literatura pesquisada, tais como: a intensidade do uso de tecnologias digitais, o grau de digitalização dos concorrentes, o comportamento digital do cliente, as estratégias dos gestores, a estrutura organizacional, a cultura organizacional, o grau de investimento em novas tecnologias, entre outros. Foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, que nortearam o estudo de caso, com 12 colaboradores que ocupavam cargos distintos em diferentes posições hierárquicas na companhia. O material das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo e discutido com a literatura pesquisada. Concluiu-se que os modelos teóricos considerados e a pesquisa de campo realizada mostraram-se adequados à realidade da empresa, ajudando a diagnosticar sua situação atual e sugerindo caminhos de continuidade na sua jornada de transformação digital.[en] Digital Transformation should be on the agenda of virtually every strategic discussion in companies today. It is not just about information technology, but also about a multidisciplinary issue that, from the perspective of business strategy, in the face of profound changes in relationships with customers, suppliers and competitors, often results in innovative actions and, in many cases, even in the reinvention of the company s own business. In this context, this qualitative research aimed to identify the stage of digital transformation maturity of a middle-sized brazillian national company, according to a series of factors and drivers proposed by theoretical models of the researched literature, such as: the intensity of the use of digital technologies , the degree of digitalization of competitors, the customer s digital behavior, the manager s strategies, the organizational structure, the organizational culture, the degree of investment in new technologies, among others. In-depth interviews were carried out with a semi-structured script, which guided the case study, with 12 employees who occupied different positions in different hierarchical levels in the company. The material from the interviews was submitted to content analysis and discussed with the researched literature. It was concluded that the theoretical models considered and the field research carried out proved to be adequate to the company s reality, helping to diagnose its current situation and suggesting paths for continuity in its digital transformation journey. MAXWELLFABIO DE OLIVEIRA PAULAFABIO DE OLIVEIRA PAULAFABIO DE OLIVEIRA PAULAFABIO DE OLIVEIRA PAULATIAGO FERES CARNEIRO2022-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61048porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:61048Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-11-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY [pt] TRANSFORMAÇÃO DIGITAL CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DA MATURIDADE DIGITAL EM UMA EMPRESA NACIONAL DE TECNOLOGIA DE MÉDIO PORTE |
title |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
spellingShingle |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY TIAGO FERES CARNEIRO [pt] TRANSFORMACAO DIGITAL [pt] ESTRATEGIA DE CRESCIMENTO DIGITAL [pt] RECURSOS DIGITAIS [pt] IMPERATIVOS ESTRATEGICOS [pt] DIGITALIZACAO [en] DIGITAL TRANSFORMATION [en] DIGITAL GROWTH STRATEGY [en] DIGITAL RESOURCES [en] STRATEGIC IMPERATIVES [en] DIGITALIZATION |
title_short |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
title_full |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
title_fullStr |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
title_full_unstemmed |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
title_sort |
[en] ENTERPRISE S DIGITAL TRANSFORMATION: AN ANALYSIS OF THE DIGITAL MATURITY LEVEL ON A MIDDLE-SIZED TECNOLOGY BRAZILIAN NATIONAL COMPANY |
author |
TIAGO FERES CARNEIRO |
author_facet |
TIAGO FERES CARNEIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FABIO DE OLIVEIRA PAULA FABIO DE OLIVEIRA PAULA FABIO DE OLIVEIRA PAULA FABIO DE OLIVEIRA PAULA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TIAGO FERES CARNEIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL [pt] ESTRATEGIA DE CRESCIMENTO DIGITAL [pt] RECURSOS DIGITAIS [pt] IMPERATIVOS ESTRATEGICOS [pt] DIGITALIZACAO [en] DIGITAL TRANSFORMATION [en] DIGITAL GROWTH STRATEGY [en] DIGITAL RESOURCES [en] STRATEGIC IMPERATIVES [en] DIGITALIZATION |
topic |
[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL [pt] ESTRATEGIA DE CRESCIMENTO DIGITAL [pt] RECURSOS DIGITAIS [pt] IMPERATIVOS ESTRATEGICOS [pt] DIGITALIZACAO [en] DIGITAL TRANSFORMATION [en] DIGITAL GROWTH STRATEGY [en] DIGITAL RESOURCES [en] STRATEGIC IMPERATIVES [en] DIGITALIZATION |
description |
[pt] Transformação Digital deveria estar na pauta de praticamente todas as discussões estratégicas das empresas hoje em dia. Não se trata apenas de tecnologia da informação, mas também de um tema multidisciplinar que, sob a ótica da estratégia empresarial, face às profundas mudanças nas relações com clientes, fornecedores e concorrentes, muitas vezes resulta em ações inovadoras e, em muitos casos, até mesmo na reinvenção do próprio negócio da empresa. Nesse contexto, essa pesquisa qualitativa visou identificar o estágio de maturidade de transformação digital de uma empresa nacional de tecnologia, de acordo com uma série de fatores e direcionadores propostos por modelos teóricos da literatura pesquisada, tais como: a intensidade do uso de tecnologias digitais, o grau de digitalização dos concorrentes, o comportamento digital do cliente, as estratégias dos gestores, a estrutura organizacional, a cultura organizacional, o grau de investimento em novas tecnologias, entre outros. Foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, que nortearam o estudo de caso, com 12 colaboradores que ocupavam cargos distintos em diferentes posições hierárquicas na companhia. O material das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo e discutido com a literatura pesquisada. Concluiu-se que os modelos teóricos considerados e a pesquisa de campo realizada mostraram-se adequados à realidade da empresa, ajudando a diagnosticar sua situação atual e sugerindo caminhos de continuidade na sua jornada de transformação digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61048 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61048&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817789508375019520 |