[pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIE DE ARAUJO PIRES
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7228
Resumo: [pt] Ao longo da história do livro, novas tecnologias e meios de produção alteraram-lhe a estrutura, modificaram-lhe a forma e sua relação com o leitor: no ocidente, a passagem do volumen ao codex e a imprensa de Gutenberg são exemplos de algumas dessas transformações. Partindo da visão do historiador francês Roger Chartier, hoje, diante do texto eletrônico, a oposição entre o livro e a tela deixa seu lugar para novas formas de escrita e leitura em ambiente digital. Deste modo, a passagem de textos do códice (codex) impresso às telas dos computadores (e outros dispositivos eletrônicos) representa uma mudança no livro, que abrange, simultaneamente, sua estrutura, sua organização, seus modos de escrita e sua visualidade, além de representar uma transformação cultural, no que diz respeito a sua morfologia, sua reprodução, distribuição e relação com o leitor. Do ponto de vista do Design, a tecnologia digital e a hipermídia trazem possibilidades diversas e novas abordagens projetuais. As páginas são convertidas em territórios híbridos, nos quais tipografia, imagem, som e movimento envolvem o leitor durante o ato da leitura, construindo um livro virtual que somente existirá no ciberespaço e na mente inquieta do leitor. Isto significa um novo conceito de livro e sua reformulação enquanto um projeto visual. Neste contexto, a presente pesquisa aborda o design de livros, sua relação com a literatura e a investigação de formas narrativas desenvolvidas para serem veiculadas em ambiente digital. Trata-se de uma reflexão entre forma e conteúdo, buscando relacionar, por um lado, características do livro eletrônico que são próprias deste novo meio e, por outro heranças que mantêm suas raízes firmadas no solo do livro impresso.
id PUC_RIO-1_ff7d7ba77a0b6e0552cc9f4d42f7b785
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7228
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA[en] REBUILDING THE BOOK: A DESIGN STUDY ON THE BOOK`S POSSIBILITIES[pt] DESIGN[pt] HIPERMIDIA[pt] LIVRO[pt] LITERATURA[pt] ESCRITA[pt] LEITURA[en] DESIGN[en] HYPERMEDIA[en] BOOK[en] LITERATURE[en] WRITING[en] READING[pt] Ao longo da história do livro, novas tecnologias e meios de produção alteraram-lhe a estrutura, modificaram-lhe a forma e sua relação com o leitor: no ocidente, a passagem do volumen ao codex e a imprensa de Gutenberg são exemplos de algumas dessas transformações. Partindo da visão do historiador francês Roger Chartier, hoje, diante do texto eletrônico, a oposição entre o livro e a tela deixa seu lugar para novas formas de escrita e leitura em ambiente digital. Deste modo, a passagem de textos do códice (codex) impresso às telas dos computadores (e outros dispositivos eletrônicos) representa uma mudança no livro, que abrange, simultaneamente, sua estrutura, sua organização, seus modos de escrita e sua visualidade, além de representar uma transformação cultural, no que diz respeito a sua morfologia, sua reprodução, distribuição e relação com o leitor. Do ponto de vista do Design, a tecnologia digital e a hipermídia trazem possibilidades diversas e novas abordagens projetuais. As páginas são convertidas em territórios híbridos, nos quais tipografia, imagem, som e movimento envolvem o leitor durante o ato da leitura, construindo um livro virtual que somente existirá no ciberespaço e na mente inquieta do leitor. Isto significa um novo conceito de livro e sua reformulação enquanto um projeto visual. Neste contexto, a presente pesquisa aborda o design de livros, sua relação com a literatura e a investigação de formas narrativas desenvolvidas para serem veiculadas em ambiente digital. Trata-se de uma reflexão entre forma e conteúdo, buscando relacionar, por um lado, características do livro eletrônico que são próprias deste novo meio e, por outro heranças que mantêm suas raízes firmadas no solo do livro impresso.[en] The history of the book in the West shows how new technologies and ways of reproduction have changed the book`s structure, and modified its form and relationship with the reader. The supremacy of the codex over the volumen (scroll) and Gutenberg`s movable type (the printing press) are examples of these revolutionary transformations. According to the French historian Roger Chartier, nowadays the electronic text is making the opposition between book and screen disappear, and fostering new writing forms and reading in digital media. Texts become different on the printed page and on the computer screen (as well as in many other electronic gadgets). This represents a book change, which includes, simultaneously, structure, organization, writing manners and appearance. Its further, represents a cultural transformation in the book form, reproduction, distribution and relationship with the reader. A virtual book exists only in cyberspace and in the reader`s mind. In Design, digital technology and hypermedia bring several possibilities and new thoughts about a book`s project. Its pages are converted in hybrid territories, where typography, image, sound and movement involve the reader during the reading action. This means a new concept and the revision of the book`s visual project. This research approaches book design, literature and the narrative forms developed for digital media reading. It deals with form and content, looking for new characteristics of the electronic book as a novelty, and tries to find out which one is surviving this change from print book to screen.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOJULIE DE ARAUJO PIRES2005-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7228porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7228Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
[en] REBUILDING THE BOOK: A DESIGN STUDY ON THE BOOK`S POSSIBILITIES
title [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
spellingShingle [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
JULIE DE ARAUJO PIRES
[pt] DESIGN
[pt] HIPERMIDIA
[pt] LIVRO
[pt] LITERATURA
[pt] ESCRITA
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] HYPERMEDIA
[en] BOOK
[en] LITERATURE
[en] WRITING
[en] READING
title_short [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
title_full [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
title_fullStr [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
title_full_unstemmed [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
title_sort [pt] A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA
author JULIE DE ARAUJO PIRES
author_facet JULIE DE ARAUJO PIRES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIE DE ARAUJO PIRES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DESIGN
[pt] HIPERMIDIA
[pt] LIVRO
[pt] LITERATURA
[pt] ESCRITA
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] HYPERMEDIA
[en] BOOK
[en] LITERATURE
[en] WRITING
[en] READING
topic [pt] DESIGN
[pt] HIPERMIDIA
[pt] LIVRO
[pt] LITERATURA
[pt] ESCRITA
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] HYPERMEDIA
[en] BOOK
[en] LITERATURE
[en] WRITING
[en] READING
description [pt] Ao longo da história do livro, novas tecnologias e meios de produção alteraram-lhe a estrutura, modificaram-lhe a forma e sua relação com o leitor: no ocidente, a passagem do volumen ao codex e a imprensa de Gutenberg são exemplos de algumas dessas transformações. Partindo da visão do historiador francês Roger Chartier, hoje, diante do texto eletrônico, a oposição entre o livro e a tela deixa seu lugar para novas formas de escrita e leitura em ambiente digital. Deste modo, a passagem de textos do códice (codex) impresso às telas dos computadores (e outros dispositivos eletrônicos) representa uma mudança no livro, que abrange, simultaneamente, sua estrutura, sua organização, seus modos de escrita e sua visualidade, além de representar uma transformação cultural, no que diz respeito a sua morfologia, sua reprodução, distribuição e relação com o leitor. Do ponto de vista do Design, a tecnologia digital e a hipermídia trazem possibilidades diversas e novas abordagens projetuais. As páginas são convertidas em territórios híbridos, nos quais tipografia, imagem, som e movimento envolvem o leitor durante o ato da leitura, construindo um livro virtual que somente existirá no ciberespaço e na mente inquieta do leitor. Isto significa um novo conceito de livro e sua reformulação enquanto um projeto visual. Neste contexto, a presente pesquisa aborda o design de livros, sua relação com a literatura e a investigação de formas narrativas desenvolvidas para serem veiculadas em ambiente digital. Trata-se de uma reflexão entre forma e conteúdo, buscando relacionar, por um lado, características do livro eletrônico que são próprias deste novo meio e, por outro heranças que mantêm suas raízes firmadas no solo do livro impresso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7228
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822554594967552