[pt] TREINAMENTO COGNITIVO DA MEMÓRIA DE TRABALHO EM ADULTOS IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TANIA MARIA NETTO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35591
Resumo: [pt] A presente tese de doutorado aborda a temática: treinamento da memória de trabalho (MT) em adultos idosos saudáveis na interface da psicologia clínica e neurociências. Esta tese foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico teve como objetivo revisar a literatura nos últimos dez anos, em busca de um panorama sobre estudos de intervenções neuropsicológicas na MT, em amostras com adultos. Esta busca apresentou como resultado um número escasso de investigação. Na literatura internacional (site de busca PubMed), apenas sete delas foram encontradas, sendo três com adultos idosos saudáveis e quatro com adultos que sofreram lesões cerebrais adquiridas. Em relação ao grupo de adultos idosos saudáveis, o aprimoramento da MT só foi observado após dois anos de intervenção cognitiva, com frequência semanal de no mínimo duas sessões. Em contraste, o grupo de adultos com lesões cerebrais adquiridas apresentaram melhoras em três meses de treinamento. O outro estudo, o empírico, teve como objetivo verificar o efeito do Programa de Treinamento da MT (TMT) em adultos idosos saudáveis e independentes, por meio de comparações intra e entre grupos de desempenhos nos testes neuropsicológicos administrados pré e pós intervenção. O desempenho das funções cognitivas que apresentaram diferenças significativas nos testes neuropsicológicos, na análise intra-grupo, foram atenção e memória episódica visuo-verbal, que são diretamente relacionadas à MT. Na análise entre-grupos diferenças de desempenhos foram encontradas na memória verbal episódica e nas funções executivas. Esses resultados sugerem que o presente TMT, mesmo sendo de curta duração, pode proporcionar um efeito de transferência a outras funções cognitivas relacionadas à MT, mostrando assim que mesmo de forma indireta essa função pode ser aprimorada. Sugere-se replicar o presente estudo empírico, de forma que o período de intervenção seja mais longo, além de três meses e a frequência de sessões semanais sejam aumentadas, no mínimo duas vezes por semana, verificando assim se o presente programa TMT com adultos idosos saudáveis e independentes apresentará aprimoramento significativo de forma direta no desempenho da MT.
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Na literatura internacional (site de busca PubMed), apenas sete delas foram encontradas, sendo três com adultos idosos saudáveis e quatro com adultos que sofreram lesões cerebrais adquiridas. Em relação ao grupo de adultos idosos saudáveis, o aprimoramento da MT só foi observado após dois anos de intervenção cognitiva, com frequência semanal de no mínimo duas sessões. Em contraste, o grupo de adultos com lesões cerebrais adquiridas apresentaram melhoras em três meses de treinamento. O outro estudo, o empírico, teve como objetivo verificar o efeito do Programa de Treinamento da MT (TMT) em adultos idosos saudáveis e independentes, por meio de comparações intra e entre grupos de desempenhos nos testes neuropsicológicos administrados pré e pós intervenção. O desempenho das funções cognitivas que apresentaram diferenças significativas nos testes neuropsicológicos, na análise intra-grupo, foram atenção e memória episódica visuo-verbal, que são diretamente relacionadas à MT. Na análise entre-grupos diferenças de desempenhos foram encontradas na memória verbal episódica e nas funções executivas. Esses resultados sugerem que o presente TMT, mesmo sendo de curta duração, pode proporcionar um efeito de transferência a outras funções cognitivas relacionadas à MT, mostrando assim que mesmo de forma indireta essa função pode ser aprimorada. Sugere-se replicar o presente estudo empírico, de forma que o período de intervenção seja mais longo, além de três meses e a frequência de sessões semanais sejam aumentadas, no mínimo duas vezes por semana, verificando assim se o presente programa TMT com adultos idosos saudáveis e independentes apresentará aprimoramento significativo de forma direta no desempenho da MT.[en] The present doctoral thesis addresses the thematic: working memory cognitive training in elderly adults, in the interface of clinical psychology and neuroscience. This thesis was composed by two studies: one theoretical and one empirical. The theoretical study aimed to review the literature in the last ten years, searching for an overview of studies about working memory (WM) neuropsychological interventions in adult samples. This search presented as a result, a very scarce number of investigations in this area. In the international literature (PubMed search site), only seven studies were found. Three were with healthy elderly adults and four were with adults who had brain injuries. In regard to the healthy elderly adults, WM improvement was observed only after two years of cognitive intervention, with minimum of two sessions weekly. In contrast, the brain injured adult groups presented improvements in three months. The other study, the empirical, aimed to verify the effect of WM Training Program (WMTP) in healthy and independent elderly adults, through within and between groups comparisons of neuropsychological tests performance results, administered before and after intervention. The cognitive functions that presented significant differences in neuropsychological tests performances within-group analysis, were attention and visual-verbal episodic memory, which are directed related to WM. In between-group analysis, differences in performances were found in the verbal episodic memory and executive functions. These results suggest that the present WMTP, even though with short duration, could provide a transfer effect to other cognitive functions related to WM, thus showing that even in an indirect way this cognitive function could be improve. It is suggested to replicate this empirical study, extending the intervention period beyond three months and the session s frequency to at least twice a week, in order to verify if the WMTP will present directly any significant improvement in working memory.MAXWELLJESUS LANDEIRA FERNANDEZJESUS LANDEIRA FERNANDEZTANIA MARIA NETTO2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35591porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35591Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-13T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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