De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorsolini-Comin,Fabio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nedel,Angelita Zamberlan, Santos,Manoel Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652011000200010
Resumo: Este relato de experiência teve por objetivo analisar o processo de formação do estagiário de Psicologia como observador da relação mãe-bebê-família, seguindo o método Bick de observação. A perspectiva fenomenológica foi utilizada como marco teórico para a análise dos dados. Foram analisados extratos do diário de campo, que continha os registros das observações sistematizadas pelo estagiário. A análise temática dos relatos escritos focalizou as vicissitudes da atividade de observação notadamente em dois momentos de realização do estágio: na 1ª e na 20ª observação. Desses momentos, descreveram-se os movimentos de aproximação, distanciamento, reaproximação e finalização do estágio. Isto possibilitou a emergência de questionamentos acerca do fazer profissional e do estabelecimento dos vínculos com a família e seus membros, bem como do impacto dessas experiências para a vivência do observador em formação. A observação foi destacada nesta experiência como um instrumento que expande as potencialidades do futuro profissional clínico, ampliando a capacidade de continência do estagiário para fazer frente às adversidades da vida, inclusive em situações de intenso impacto psíquico.
id PUC_RIO-23_4ed362f7a13809f375c752d5374378ce
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652011000200010
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bickrelações mãe-criançamétodo Bickmétodos de observaçãoidentidade profissionalestágioEste relato de experiência teve por objetivo analisar o processo de formação do estagiário de Psicologia como observador da relação mãe-bebê-família, seguindo o método Bick de observação. A perspectiva fenomenológica foi utilizada como marco teórico para a análise dos dados. Foram analisados extratos do diário de campo, que continha os registros das observações sistematizadas pelo estagiário. A análise temática dos relatos escritos focalizou as vicissitudes da atividade de observação notadamente em dois momentos de realização do estágio: na 1ª e na 20ª observação. Desses momentos, descreveram-se os movimentos de aproximação, distanciamento, reaproximação e finalização do estágio. Isto possibilitou a emergência de questionamentos acerca do fazer profissional e do estabelecimento dos vínculos com a família e seus membros, bem como do impacto dessas experiências para a vivência do observador em formação. A observação foi destacada nesta experiência como um instrumento que expande as potencialidades do futuro profissional clínico, ampliando a capacidade de continência do estagiário para fazer frente às adversidades da vida, inclusive em situações de intenso impacto psíquico.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652011000200010Psicologia Clínica v.23 n.2 2011reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0103-56652011000200010info:eu-repo/semantics/openAccessScorsolini-Comin,FabioNedel,Angelita ZamberlanSantos,Manoel Antônio dospor2012-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652011000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2012-04-11T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
title De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
spellingShingle De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
Scorsolini-Comin,Fabio
relações mãe-criança
método Bick
métodos de observação
identidade profissional
estágio
title_short De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
title_full De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
title_fullStr De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
title_full_unstemmed De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
title_sort De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick
author Scorsolini-Comin,Fabio
author_facet Scorsolini-Comin,Fabio
Nedel,Angelita Zamberlan
Santos,Manoel Antônio dos
author_role author
author2 Nedel,Angelita Zamberlan
Santos,Manoel Antônio dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorsolini-Comin,Fabio
Nedel,Angelita Zamberlan
Santos,Manoel Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv relações mãe-criança
método Bick
métodos de observação
identidade profissional
estágio
topic relações mãe-criança
método Bick
métodos de observação
identidade profissional
estágio
description Este relato de experiência teve por objetivo analisar o processo de formação do estagiário de Psicologia como observador da relação mãe-bebê-família, seguindo o método Bick de observação. A perspectiva fenomenológica foi utilizada como marco teórico para a análise dos dados. Foram analisados extratos do diário de campo, que continha os registros das observações sistematizadas pelo estagiário. A análise temática dos relatos escritos focalizou as vicissitudes da atividade de observação notadamente em dois momentos de realização do estágio: na 1ª e na 20ª observação. Desses momentos, descreveram-se os movimentos de aproximação, distanciamento, reaproximação e finalização do estágio. Isto possibilitou a emergência de questionamentos acerca do fazer profissional e do estabelecimento dos vínculos com a família e seus membros, bem como do impacto dessas experiências para a vivência do observador em formação. A observação foi destacada nesta experiência como um instrumento que expande as potencialidades do futuro profissional clínico, ampliando a capacidade de continência do estagiário para fazer frente às adversidades da vida, inclusive em situações de intenso impacto psíquico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652011000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652011000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-56652011000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.23 n.2 2011
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861430419456