Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009 |
Resumo: | A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento. |
id |
PUC_RIO-23_977f637fe5e4fd7ba53fd2901ddcbbb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-56652014000200009 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-23 |
network_name_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogsadolescênciablogsidentidadeA escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009Psicologia Clínica v.26 n.2 2014reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Elisa Aires Rodrigues deSilva,Luiz Carlos Avelino dapor2015-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652014000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2015-01-19T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
title |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
spellingShingle |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs Freitas,Elisa Aires Rodrigues de adolescência blogs identidade |
title_short |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
title_full |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
title_fullStr |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
title_full_unstemmed |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
title_sort |
Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs |
author |
Freitas,Elisa Aires Rodrigues de |
author_facet |
Freitas,Elisa Aires Rodrigues de Silva,Luiz Carlos Avelino da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Luiz Carlos Avelino da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Elisa Aires Rodrigues de Silva,Luiz Carlos Avelino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescência blogs identidade |
topic |
adolescência blogs identidade |
description |
A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Clínica v.26 n.2 2014 reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@puc-rio.br |
_version_ |
1752127861713534976 |