Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Elisa Aires Rodrigues de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Luiz Carlos Avelino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009
Resumo: A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.
id PUC_RIO-23_977f637fe5e4fd7ba53fd2901ddcbbb6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652014000200009
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogsadolescênciablogsidentidadeA escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009Psicologia Clínica v.26 n.2 2014reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Elisa Aires Rodrigues deSilva,Luiz Carlos Avelino dapor2015-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652014000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2015-01-19T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
title Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
spellingShingle Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
Freitas,Elisa Aires Rodrigues de
adolescência
blogs
identidade
title_short Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
title_full Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
title_fullStr Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
title_full_unstemmed Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
title_sort Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs
author Freitas,Elisa Aires Rodrigues de
author_facet Freitas,Elisa Aires Rodrigues de
Silva,Luiz Carlos Avelino da
author_role author
author2 Silva,Luiz Carlos Avelino da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Elisa Aires Rodrigues de
Silva,Luiz Carlos Avelino da
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
blogs
identidade
topic adolescência
blogs
identidade
description A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.26 n.2 2014
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861713534976