Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099 |
Resumo: | Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life. |
id |
UFU_6ba3bc90d94b7488a3846fa3cfa3890b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/17099 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.AdolescênciaPsicologia do adolescenteAdolescentes - BlogsBlogsFunções da escritaTeenagersFunctions of writingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADiary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.Mestre em Psicologia AplicadaA escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em PsicologiaCiências HumanasUFUSilva, Luiz Carlos Avelino dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3Ferreira, Claudio Vital de Limahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785935P3Silva, Sílvia Maria Cintra dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1Abrão, Larissa Guimarães Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770700A5Freitas, Elisa Aires Rodrigues de2016-06-22T18:47:52Z2010-11-102016-06-22T18:47:52Z2010-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-07-19T14:07:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17099Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-07-19T14:07:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs. |
title |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
spellingShingle |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs Freitas, Elisa Aires Rodrigues de Adolescência Psicologia do adolescente Adolescentes - Blogs Blogs Funções da escrita Teenagers Functions of writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
title_full |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
title_fullStr |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
title_full_unstemmed |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
title_sort |
Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs |
author |
Freitas, Elisa Aires Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Elisa Aires Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luiz Carlos Avelino da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3 Ferreira, Claudio Vital de Lima http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785935P3 Silva, Sílvia Maria Cintra da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1 Abrão, Larissa Guimarães Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770700A5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Elisa Aires Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Psicologia do adolescente Adolescentes - Blogs Blogs Funções da escrita Teenagers Functions of writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Adolescência Psicologia do adolescente Adolescentes - Blogs Blogs Funções da escrita Teenagers Functions of writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-10 2010-09-02 2016-06-22T18:47:52Z 2016-06-22T18:47:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Psicologia Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Psicologia Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711588119543808 |