Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
Resumo: Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.
id UFU_6ba3bc90d94b7488a3846fa3cfa3890b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17099
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.AdolescênciaPsicologia do adolescenteAdolescentes - BlogsBlogsFunções da escritaTeenagersFunctions of writingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADiary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.Mestre em Psicologia AplicadaA escrita em diários é uma possibilidade de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário íntimo migra do papel para as páginas virtuais da Internet, nos chamados blogs. Esta pesquisa teve o objetivo de observar as vivências adolescentes relatadas por eles próprios e as funções que as escritas em blogs assumem em suas vidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram analisados blogs de quatro adolescentes, segundo um referencial psicanalítico. As análises indicam que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração, para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como espaço análogo ao espaço transicional. Estar em um ambiente público enfatiza a importância do olhar do outro em oferecer o reconhecimento e o sentido de existência tão imprescindíveis nesta fase da vida.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em PsicologiaCiências HumanasUFUSilva, Luiz Carlos Avelino dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3Ferreira, Claudio Vital de Limahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785935P3Silva, Sílvia Maria Cintra dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1Abrão, Larissa Guimarães Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770700A5Freitas, Elisa Aires Rodrigues de2016-06-22T18:47:52Z2010-11-102016-06-22T18:47:52Z2010-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-07-19T14:07:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17099Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-07-19T14:07:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.
title Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
spellingShingle Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
Adolescência
Psicologia do adolescente
Adolescentes - Blogs
Blogs
Funções da escrita
Teenagers
Functions of writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
title_full Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
title_fullStr Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
title_full_unstemmed Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
title_sort Meu corpo sabe ler, mas minha alma escreve: Os adolescentes e seus blogs
author Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
author_facet Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luiz Carlos Avelino da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3
Ferreira, Claudio Vital de Lima
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785935P3
Silva, Sílvia Maria Cintra da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1
Abrão, Larissa Guimarães Martins
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770700A5
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Elisa Aires Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Psicologia do adolescente
Adolescentes - Blogs
Blogs
Funções da escrita
Teenagers
Functions of writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Adolescência
Psicologia do adolescente
Adolescentes - Blogs
Blogs
Funções da escrita
Teenagers
Functions of writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Diary writing has been a possibility of expression used by teenagers for a long time. Nowadays, the intimate diary migrates from paper to the Internet virtual pages in the so called blogs. This research aimed to observe teenager experiences reported by themselves and the functions that writing assumes in their lives. This is a qualitative research in which four teenager blogs were analyzed, according to a psychoanalytic approach. The analysis shows that blogs can work as a preparation space, a space to think and to know emotional experiences by working as an analogue space to the potential one as well. Being in a public environment emphasizes the importance of someone's look which offers both fundamental recognition and existence meaning in this stage of life.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-10
2010-09-02
2016-06-22T18:47:52Z
2016-06-22T18:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
identifier_str_mv FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de. My body knows how to read, however my soul writes: teenagers and their blogs.. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Psicologia
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Psicologia
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711588119543808