Percepção dos pais sobre amizade em crianças típicas e com TDAH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100004 |
Resumo: | A literatura científica brasileira tem mostrado cada vez mais estudos sobre o TDAH em crianças, focalizando tanto questões de saúde como educacionais. A amizade é sabidamente promotora de desenvolvimento, de aprendizagem e de saúde. Também é reconhecido o papel dos pais na vida social de suas crianças. Assim, o TDAH e as relações de amizade, tanto em crianças sem transtornos como em crianças portadoras destes desafios, persistem merecendo investimento da comunidade científica. O presente trabalho comparou a percepção de pais de crianças com TDAH e de pais de crianças sem TDAH sobre as amizades de seus filhos. Também foram comparadas as respostas dos pais com a de seus filhos com a intenção de avaliar o grau de concordância entre as percepções de pais e de filhos. Os resultados têm a intenção de motivar novos estudos empíricos que examinem, mais intensa e extensamente, a amizade em crianças com TDAH e o envolvimento dos pais na vida social das crianças. Duas hipóteses-explicativas principais envolveram a interpretação dos resultados: pais alheios às relações sociais dos filhos e crianças com TDAH com um viés positivo acerca de suas amizades. Aliado a isso, ponderou-se sobre uma tendência dos pais de compreender a amizade desde uma visão adultocêntrica. |
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