Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Claudia Campos Machado
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005
Resumo: Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.
id PUC_RIO-24_00d7e94e7a37c5470deb2f5eef0737ab
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722010000400005
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturaisLinguagemdesenho infantilsurdezEste artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.Universidade Estadual de Maringá2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000400005info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Claudia Campos MachadoLacerda,Cristina Broglia Feitosa depor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000400005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-05-24T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
title Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
spellingShingle Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
Araújo,Claudia Campos Machado
Linguagem
desenho infantil
surdez
title_short Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
title_full Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
title_fullStr Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
title_full_unstemmed Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
title_sort Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
author Araújo,Claudia Campos Machado
author_facet Araújo,Claudia Campos Machado
Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
author_role author
author2 Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Claudia Campos Machado
Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
desenho infantil
surdez
topic Linguagem
desenho infantil
surdez
description Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722010000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905303887872