Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005 |
Resumo: | Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem. |
id |
PUC_RIO-24_00d7e94e7a37c5470deb2f5eef0737ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722010000400005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturaisLinguagemdesenho infantilsurdezEste artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.Universidade Estadual de Maringá2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000400005info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Claudia Campos MachadoLacerda,Cristina Broglia Feitosa depor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000400005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-05-24T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
title |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
spellingShingle |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais Araújo,Claudia Campos Machado Linguagem desenho infantil surdez |
title_short |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
title_full |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
title_fullStr |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
title_full_unstemmed |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
title_sort |
Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais |
author |
Araújo,Claudia Campos Machado |
author_facet |
Araújo,Claudia Campos Machado Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Claudia Campos Machado Lacerda,Cristina Broglia Feitosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem desenho infantil surdez |
topic |
Linguagem desenho infantil surdez |
description |
Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722010000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905303887872 |