O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Márcia da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935
Resumo: Este trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem.  Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language.
id EDUL-1_93134ace18eec713658402319e24c727
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/935
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunosDesenhos infantisHistórico-culturalLinguagem.Desenho infantilEste trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem.  Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 140-1562177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Márcia da SilvaCosta, Maria da Conceição2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/935Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
title O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
spellingShingle O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
Gonçalves, Márcia da Silva
Desenhos infantis
Histórico-cultural
Linguagem.
Desenho infantil
title_short O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
title_full O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
title_fullStr O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
title_full_unstemmed O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
title_sort O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
author Gonçalves, Márcia da Silva
author_facet Gonçalves, Márcia da Silva
Costa, Maria da Conceição
author_role author
author2 Costa, Maria da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Márcia da Silva
Costa, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Desenhos infantis
Histórico-cultural
Linguagem.
Desenho infantil
topic Desenhos infantis
Histórico-cultural
Linguagem.
Desenho infantil
description Este trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem.  Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 140-156
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352804921344