O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935 |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem. Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language. |
id |
EDUL-1_93134ace18eec713658402319e24c727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/935 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunosDesenhos infantisHistórico-culturalLinguagem.Desenho infantilEste trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem. Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 140-1562177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Márcia da SilvaCosta, Maria da Conceição2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/935Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
title |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
spellingShingle |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos Gonçalves, Márcia da Silva Desenhos infantis Histórico-cultural Linguagem. Desenho infantil |
title_short |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
title_full |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
title_fullStr |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
title_full_unstemmed |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
title_sort |
O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos |
author |
Gonçalves, Márcia da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Márcia da Silva Costa, Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Márcia da Silva Costa, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenhos infantis Histórico-cultural Linguagem. Desenho infantil |
topic |
Desenhos infantis Histórico-cultural Linguagem. Desenho infantil |
description |
Este trabalho aborda a importância do uso do desenho infantil como instrumento para compreensão dos aspectos histórico-culturais vivenciados pelos alunos no seu cotidiano. O objetivo do mesmo é identificar se os professores da Educação Infantil oferecem, ou não, oportunidades para que os educandos demonstrem os seus contextos histórico-culturais por meio da produção dos desenhos e como ocorre esse processo. Utilizou-se, para esta pesquisa, um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por três professoras e por alunos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários e observação de aulas. Conclui-se que as produções dos desenhos devem se fazer presentes nas salas de aula da Educação Infantil como prática de ensino, oferecendo oportunidade para que os docentes abordem os contextos histórico-culturais dos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.Palavras-chave: Desenhos infantis. Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais. Linguagem. Children's drawings as a language tool for understanding students’ cultural-historical aspects Abstract: This paper discusses the importance of using children's drawings as a language tool for understanding the cultural-historical aspects experienced by students in their daily lives. Its aim is to identify whether preschool teachers offer opportunities for learners to demonstrate their cultural-historical contexts through drawing production and how this process occurs. A bibliographic, exploratory and field study with a qualitative approach is used for this research. The sample consisted of three teachers and some students from a municipal daycare center in the Paraíba State city of Cajazeiras. The instruments for data construction were questionnaires and classroom observation. Thus, the production of drawings should be present in early childhood education classrooms as a teaching practice providing opportunities for teachers to address the cultural-historical contexts of the social groups that students belong in.Keywords: Children's drawings. Childhood Education Historical-cultural aspects. Language. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/935/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 140-156 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352804921344 |