Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300010 |
Resumo: | A partir da ampliação de sua prática profissional, incluindo, além do ensino, atividades de cuidado para com o aluno e a missão de garantir a articulação entre a escola e a comunidade, o professor se tornou mais suscetível a desenvolver a Síndrome de Burnout, doença ocupacional contemplada pelo Ministério da Saúde desde 1999. Um dos responsáveis pelo seu diagnóstico institucional é a perícia médica. Dada a importância do diagnóstico correto da Síndrome de Burnout, esse estudo teve como objetivo investigar, através da aplicação de questionário e da consulta a fichas médicas, o conhecimento da perícia médica da Junta Médica Municipal da cidade de João Pessoa, PB, a respeito dessa síndrome. Os resultados apontaram o desconhecimento da legislação e da Síndrome de Burnout e a necessidade de uma intervenção de políticas públicas que proporcionem um maior preparo dos médicos peritos e uma melhor assistência à saúde mental do professor. |
id |
PUC_RIO-24_0122dd483b260bc66ac9dfcf3338ab44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722011000300010 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicasSíndrome de Burnoutsaúde mentalsaúde do professorA partir da ampliação de sua prática profissional, incluindo, além do ensino, atividades de cuidado para com o aluno e a missão de garantir a articulação entre a escola e a comunidade, o professor se tornou mais suscetível a desenvolver a Síndrome de Burnout, doença ocupacional contemplada pelo Ministério da Saúde desde 1999. Um dos responsáveis pelo seu diagnóstico institucional é a perícia médica. Dada a importância do diagnóstico correto da Síndrome de Burnout, esse estudo teve como objetivo investigar, através da aplicação de questionário e da consulta a fichas médicas, o conhecimento da perícia médica da Junta Médica Municipal da cidade de João Pessoa, PB, a respeito dessa síndrome. Os resultados apontaram o desconhecimento da legislação e da Síndrome de Burnout e a necessidade de uma intervenção de políticas públicas que proporcionem um maior preparo dos médicos peritos e uma melhor assistência à saúde mental do professor.Universidade Estadual de Maringá2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300010Psicologia em Estudo v.16 n.3 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000300010info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Jaqueline Brito VidalCarlotto,Mary SandraCoutinho,Antônio SoutoAugusto,Lia Giraldo da Silvapor2012-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2012-04-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
title |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas Batista,Jaqueline Brito Vidal Síndrome de Burnout saúde mental saúde do professor |
title_short |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
title_full |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
title_sort |
Síndrome de Burnout: confronto entre o conhecimento médico e a realidade das fichas médicas |
author |
Batista,Jaqueline Brito Vidal |
author_facet |
Batista,Jaqueline Brito Vidal Carlotto,Mary Sandra Coutinho,Antônio Souto Augusto,Lia Giraldo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carlotto,Mary Sandra Coutinho,Antônio Souto Augusto,Lia Giraldo da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista,Jaqueline Brito Vidal Carlotto,Mary Sandra Coutinho,Antônio Souto Augusto,Lia Giraldo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout saúde mental saúde do professor |
topic |
Síndrome de Burnout saúde mental saúde do professor |
description |
A partir da ampliação de sua prática profissional, incluindo, além do ensino, atividades de cuidado para com o aluno e a missão de garantir a articulação entre a escola e a comunidade, o professor se tornou mais suscetível a desenvolver a Síndrome de Burnout, doença ocupacional contemplada pelo Ministério da Saúde desde 1999. Um dos responsáveis pelo seu diagnóstico institucional é a perícia médica. Dada a importância do diagnóstico correto da Síndrome de Burnout, esse estudo teve como objetivo investigar, através da aplicação de questionário e da consulta a fichas médicas, o conhecimento da perícia médica da Junta Médica Municipal da cidade de João Pessoa, PB, a respeito dessa síndrome. Os resultados apontaram o desconhecimento da legislação e da Síndrome de Burnout e a necessidade de uma intervenção de políticas públicas que proporcionem um maior preparo dos médicos peritos e uma melhor assistência à saúde mental do professor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722011000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.16 n.3 2011 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905394065408 |