Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014 |
Resumo: | Apresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais. |
id |
PUC_RIO-24_119ba6bc96c1cbb5b8af4f6eeb9722c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722013000300014 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturaisCriançasdesenhosmeio ambienteApresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000300014info:eu-repo/semantics/openAccessProfice,Christiana CabicieriPinheiro,José de QueirozFandi,Ana CláudiaGomes,Ana Robertapor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
title |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
spellingShingle |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais Profice,Christiana Cabicieri Crianças desenhos meio ambiente |
title_short |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
title_full |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
title_fullStr |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
title_full_unstemmed |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
title_sort |
Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais |
author |
Profice,Christiana Cabicieri |
author_facet |
Profice,Christiana Cabicieri Pinheiro,José de Queiroz Fandi,Ana Cláudia Gomes,Ana Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro,José de Queiroz Fandi,Ana Cláudia Gomes,Ana Roberta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Profice,Christiana Cabicieri Pinheiro,José de Queiroz Fandi,Ana Cláudia Gomes,Ana Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças desenhos meio ambiente |
topic |
Crianças desenhos meio ambiente |
description |
Apresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722013000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906068299776 |