Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Profice,Christiana Cabicieri
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinheiro,José de Queiroz, Fandi,Ana Cláudia, Gomes,Ana Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014
Resumo: Apresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais.
id PUC_RIO-24_119ba6bc96c1cbb5b8af4f6eeb9722c9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722013000300014
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Janelas para a percepção infantil de ambientes naturaisCriançasdesenhosmeio ambienteApresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000300014info:eu-repo/semantics/openAccessProfice,Christiana CabicieriPinheiro,José de QueirozFandi,Ana CláudiaGomes,Ana Robertapor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
title Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
spellingShingle Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
Profice,Christiana Cabicieri
Crianças
desenhos
meio ambiente
title_short Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
title_full Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
title_fullStr Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
title_full_unstemmed Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
title_sort Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais
author Profice,Christiana Cabicieri
author_facet Profice,Christiana Cabicieri
Pinheiro,José de Queiroz
Fandi,Ana Cláudia
Gomes,Ana Roberta
author_role author
author2 Pinheiro,José de Queiroz
Fandi,Ana Cláudia
Gomes,Ana Roberta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Profice,Christiana Cabicieri
Pinheiro,José de Queiroz
Fandi,Ana Cláudia
Gomes,Ana Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
desenhos
meio ambiente
topic Crianças
desenhos
meio ambiente
description Apresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722013000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906068299776