“Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Profice, Christiana Cabicieri
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Jesus Coelho, Helane, Martinez Montaño, Romari Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13353
Resumo: Tratamos das vivências e atitudes ambientais de 55 estudantes de ensino fundamental de duas escolas de Itapetinga, no sul da Bahia, visitantes do Parque Municipal da Matinha (PMM), que tem como seu principal atrativo um zoológico. A coleta dos dados seguiu uma abordagem multimétodos, com observações no parque, registros fotográficos e análise documental. As crianças realizaram um desenho após a visita e foram entrevistadas; também responderam à Escala de Atitudes Ambientais (NEP) adaptada para crianças. Os desenhos, de tendência positivista e antropocêntrica, destacaram os animais e brinquedos do parque, com baixa frequência de elementos vegetais. Na análise das entrevistas há amplas referências normativas e destaques positivos e negativos a animais icônicos como cobras. As crianças apontaram os principais problemas do parque e revelaram questões éticas e de cuidados com os animais como principais conhecimentos aprendidos nas visitas. O grupo obteve uma média de 3.77 na escala NEP indicando atitudes ambientais de tendência ecocêntrica. Consideramos a estratégia multimétodos como adequada para uma aproximação à vivência infantil. Queremos enfatizar a importância das crianças como atores sociais no desenvolvimento de políticas públicas referentes aos ambientes de convivência comunitária.
id UNESP-3_763cfaa35729aa2da35765d47bed7a9a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13353
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.Tratamos das vivências e atitudes ambientais de 55 estudantes de ensino fundamental de duas escolas de Itapetinga, no sul da Bahia, visitantes do Parque Municipal da Matinha (PMM), que tem como seu principal atrativo um zoológico. A coleta dos dados seguiu uma abordagem multimétodos, com observações no parque, registros fotográficos e análise documental. As crianças realizaram um desenho após a visita e foram entrevistadas; também responderam à Escala de Atitudes Ambientais (NEP) adaptada para crianças. Os desenhos, de tendência positivista e antropocêntrica, destacaram os animais e brinquedos do parque, com baixa frequência de elementos vegetais. Na análise das entrevistas há amplas referências normativas e destaques positivos e negativos a animais icônicos como cobras. As crianças apontaram os principais problemas do parque e revelaram questões éticas e de cuidados com os animais como principais conhecimentos aprendidos nas visitas. O grupo obteve uma média de 3.77 na escala NEP indicando atitudes ambientais de tendência ecocêntrica. Consideramos a estratégia multimétodos como adequada para uma aproximação à vivência infantil. Queremos enfatizar a importância das crianças como atores sociais no desenvolvimento de políticas públicas referentes aos ambientes de convivência comunitária.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1335310.18675/2177-580X.2020-13353Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 82-992177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13353/11876Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessProfice, Christiana Cabicieride Jesus Coelho, HelaneMartinez Montaño, Romari Alejandra2021-07-01T01:59:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13353Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-01T01:59:51Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
title “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
spellingShingle “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
Profice, Christiana Cabicieri
title_short “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
title_full “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
title_fullStr “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
title_full_unstemmed “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
title_sort “Vou crescer sabendo que tem que respeitar a natureza, os animais e as pessoas”: Vivências infantis no Parque da Matinha, Bahia.
author Profice, Christiana Cabicieri
author_facet Profice, Christiana Cabicieri
de Jesus Coelho, Helane
Martinez Montaño, Romari Alejandra
author_role author
author2 de Jesus Coelho, Helane
Martinez Montaño, Romari Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Profice, Christiana Cabicieri
de Jesus Coelho, Helane
Martinez Montaño, Romari Alejandra
description Tratamos das vivências e atitudes ambientais de 55 estudantes de ensino fundamental de duas escolas de Itapetinga, no sul da Bahia, visitantes do Parque Municipal da Matinha (PMM), que tem como seu principal atrativo um zoológico. A coleta dos dados seguiu uma abordagem multimétodos, com observações no parque, registros fotográficos e análise documental. As crianças realizaram um desenho após a visita e foram entrevistadas; também responderam à Escala de Atitudes Ambientais (NEP) adaptada para crianças. Os desenhos, de tendência positivista e antropocêntrica, destacaram os animais e brinquedos do parque, com baixa frequência de elementos vegetais. Na análise das entrevistas há amplas referências normativas e destaques positivos e negativos a animais icônicos como cobras. As crianças apontaram os principais problemas do parque e revelaram questões éticas e de cuidados com os animais como principais conhecimentos aprendidos nas visitas. O grupo obteve uma média de 3.77 na escala NEP indicando atitudes ambientais de tendência ecocêntrica. Consideramos a estratégia multimétodos como adequada para uma aproximação à vivência infantil. Queremos enfatizar a importância das crianças como atores sociais no desenvolvimento de políticas públicas referentes aos ambientes de convivência comunitária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13353
10.18675/2177-580X.2020-13353
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13353
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2020-13353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13353/11876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 82-99
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363847524352