Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Brigido Vizeu
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barbará,Andréa, Bertoldo,Raquel Bohn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200008
Resumo: Os objetivos deste trabalho são diagnosticar a estrutura da representação social da aids de adolescentes, e examinar a relação desta representação com o conhecimento científico sobre a aids. Participaram 262 estudantes do ensino médio da rede pública de Florianópolis. Utilizou-se um questionário auto-aplicado, um teste de evocação livre e um teste de conhecimento científico sobre o HIV/Aids. Realizaram-se análises estruturais empregando os programas informáticos Evocation e Similitude 2000. Os dados evidenciaram que a representação da aids é composta pelos elementos centrais: doença, morte, medo, sofrimento e preconceito, elementos já constatados por estudos anteriores; acrescidos de dois novos elementos: prevenção e responsabilidade. Mais da metade dos alunos (55%) não foi considerada cientificamente bem informada sobre o HIV/Aids. Pode-se verificar o poder da prevenção da aids, caracteristicamente pragmática, na mentalidade destes alunos, na medida em que eles enfatizam a dimensão afetiva da representação, em detrimento do conhecimento biomédico e científico da doença.
id PUC_RIO-24_13d2aeca27604a9e9f9bb81b04d2e717
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000200008
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDSAidsrepresentações sociaisconhecimento científicoOs objetivos deste trabalho são diagnosticar a estrutura da representação social da aids de adolescentes, e examinar a relação desta representação com o conhecimento científico sobre a aids. Participaram 262 estudantes do ensino médio da rede pública de Florianópolis. Utilizou-se um questionário auto-aplicado, um teste de evocação livre e um teste de conhecimento científico sobre o HIV/Aids. Realizaram-se análises estruturais empregando os programas informáticos Evocation e Similitude 2000. Os dados evidenciaram que a representação da aids é composta pelos elementos centrais: doença, morte, medo, sofrimento e preconceito, elementos já constatados por estudos anteriores; acrescidos de dois novos elementos: prevenção e responsabilidade. Mais da metade dos alunos (55%) não foi considerada cientificamente bem informada sobre o HIV/Aids. Pode-se verificar o poder da prevenção da aids, caracteristicamente pragmática, na mentalidade destes alunos, na medida em que eles enfatizam a dimensão afetiva da representação, em detrimento do conhecimento biomédico e científico da doença.Universidade Estadual de Maringá2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200008Psicologia em Estudo v.12 n.2 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Brigido VizeuBarbará,AndréaBertoldo,Raquel Bohnpor2007-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-10-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
title Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
spellingShingle Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
Camargo,Brigido Vizeu
Aids
representações sociais
conhecimento científico
title_short Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
title_full Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
title_fullStr Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
title_full_unstemmed Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
title_sort Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS
author Camargo,Brigido Vizeu
author_facet Camargo,Brigido Vizeu
Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
author_role author
author2 Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Brigido Vizeu
Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
dc.subject.por.fl_str_mv Aids
representações sociais
conhecimento científico
topic Aids
representações sociais
conhecimento científico
description Os objetivos deste trabalho são diagnosticar a estrutura da representação social da aids de adolescentes, e examinar a relação desta representação com o conhecimento científico sobre a aids. Participaram 262 estudantes do ensino médio da rede pública de Florianópolis. Utilizou-se um questionário auto-aplicado, um teste de evocação livre e um teste de conhecimento científico sobre o HIV/Aids. Realizaram-se análises estruturais empregando os programas informáticos Evocation e Similitude 2000. Os dados evidenciaram que a representação da aids é composta pelos elementos centrais: doença, morte, medo, sofrimento e preconceito, elementos já constatados por estudos anteriores; acrescidos de dois novos elementos: prevenção e responsabilidade. Mais da metade dos alunos (55%) não foi considerada cientificamente bem informada sobre o HIV/Aids. Pode-se verificar o poder da prevenção da aids, caracteristicamente pragmática, na mentalidade destes alunos, na medida em que eles enfatizam a dimensão afetiva da representação, em detrimento do conhecimento biomédico e científico da doença.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.2 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904207077376