A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Brigido Vizeu
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Barbará,Andréa, Bertoldo,Raquel Bohn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200003
Resumo: O objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.
id UFRGS-5_a104aeb2125c3ec9f31aa4effb2454a6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722008000200003
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a AidsAidsvídeo informativoconhecimento científicoadolescentesO objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200003Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Brigido VizeuBarbará,AndréaBertoldo,Raquel Bohnpor2008-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722008000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-10-01T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
title A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
spellingShingle A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
Camargo,Brigido Vizeu
Aids
vídeo informativo
conhecimento científico
adolescentes
title_short A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
title_full A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
title_fullStr A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
title_full_unstemmed A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
title_sort A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids
author Camargo,Brigido Vizeu
author_facet Camargo,Brigido Vizeu
Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
author_role author
author2 Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Brigido Vizeu
Barbará,Andréa
Bertoldo,Raquel Bohn
dc.subject.por.fl_str_mv Aids
vídeo informativo
conhecimento científico
adolescentes
topic Aids
vídeo informativo
conhecimento científico
adolescentes
description O objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722008000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863510372352