O processo grupal e a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso,Maria Lúcia Miranda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vieira-Silva,Marcos, Abade,Flávia Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400011
Resumo: O artigo discute o processo grupal em grupos de educação de jovens e adultos, apontando diretrizes metodológicas que contribuam para o trabalho de coordenadores de grupo e educadores. Propõe uma articulação entre a pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e do Grupo Operativo, de Enrique Pichon-Rivière. Apresenta a importância dos vetores do processo grupal (pertencimento, comunicação, cooperação, aprendizagem, tele e pertinência) e como podem ser trabalhados para facilitar a aprendizagem e promover a autonomia dos sujeitos. Discute a abordagem no grupo de dificuldades e erros no processo de aprender a ler e escrever. Situa-se em uma abordagem interdisciplinar entre os campos da educação e da psicologia social.
id PUC_RIO-24_17fb373101001261ca899277da665a8d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000400011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O processo grupal e a educação de jovens e adultosPedagogia da autonomiagrupo operativoprocesso grupalO artigo discute o processo grupal em grupos de educação de jovens e adultos, apontando diretrizes metodológicas que contribuam para o trabalho de coordenadores de grupo e educadores. Propõe uma articulação entre a pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e do Grupo Operativo, de Enrique Pichon-Rivière. Apresenta a importância dos vetores do processo grupal (pertencimento, comunicação, cooperação, aprendizagem, tele e pertinência) e como podem ser trabalhados para facilitar a aprendizagem e promover a autonomia dos sujeitos. Discute a abordagem no grupo de dificuldades e erros no processo de aprender a ler e escrever. Situa-se em uma abordagem interdisciplinar entre os campos da educação e da psicologia social.Universidade Estadual de Maringá2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400011Psicologia em Estudo v.14 n.4 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000400011info:eu-repo/semantics/openAccessAfonso,Maria Lúcia MirandaVieira-Silva,MarcosAbade,Flávia Lemospor2010-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-02-11T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo grupal e a educação de jovens e adultos
title O processo grupal e a educação de jovens e adultos
spellingShingle O processo grupal e a educação de jovens e adultos
Afonso,Maria Lúcia Miranda
Pedagogia da autonomia
grupo operativo
processo grupal
title_short O processo grupal e a educação de jovens e adultos
title_full O processo grupal e a educação de jovens e adultos
title_fullStr O processo grupal e a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O processo grupal e a educação de jovens e adultos
title_sort O processo grupal e a educação de jovens e adultos
author Afonso,Maria Lúcia Miranda
author_facet Afonso,Maria Lúcia Miranda
Vieira-Silva,Marcos
Abade,Flávia Lemos
author_role author
author2 Vieira-Silva,Marcos
Abade,Flávia Lemos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso,Maria Lúcia Miranda
Vieira-Silva,Marcos
Abade,Flávia Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da autonomia
grupo operativo
processo grupal
topic Pedagogia da autonomia
grupo operativo
processo grupal
description O artigo discute o processo grupal em grupos de educação de jovens e adultos, apontando diretrizes metodológicas que contribuam para o trabalho de coordenadores de grupo e educadores. Propõe uma articulação entre a pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e do Grupo Operativo, de Enrique Pichon-Rivière. Apresenta a importância dos vetores do processo grupal (pertencimento, comunicação, cooperação, aprendizagem, tele e pertinência) e como podem ser trabalhados para facilitar a aprendizagem e promover a autonomia dos sujeitos. Discute a abordagem no grupo de dificuldades e erros no processo de aprender a ler e escrever. Situa-se em uma abordagem interdisciplinar entre os campos da educação e da psicologia social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.4 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904963100672