Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Raquel Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32751
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_52de9148b655b040f4c872f3bf22ec4a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupalLiderança transformacionalEficácia grupalAutonomia grupalDissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraCom base numa abordagem de tipo IMOI (Input, Mediador, Output, Input) o presente trabalho teve como objetivo analisar a influência da liderança transformacional na eficácia grupal, considerando a autonomia grupal como variável mediadora. Para a prossecução do objetivo enunciado, realizou-se um estudo empírico incidindo sobre 117 equipas de trabalho pertencentes a organizações de diversos setores de atividade (e.g., proteção civil, indústria, serviços). O método de recolha de dados foi o inquérito por questionário e os dados foram analisados através da análise da regressão múltipla com mediação, situando-se todas as análises ao nível grupal. Os resultados mostraram que a liderança transformacional se relacionava positivamente com a autonomia grupal e que a autonomia grupal se relacionava positivamente com o desempenho grupal. Para além disso, a autonomia grupal mediou totalmente a relação entre a liderança transformacional e o desempenho grupal (dimensão económica da eficácia). Por outro lado, e por contraste, a autonomia grupal não se revelou uma variável mediadora na relação entre a liderança transformacional e a viabilidade de grupo, a qualidade da experiência grupal e os processos de melhoria da equipa (dimensões perenidade, social e inovação, respetivamente). Os resultados obtidos apontam, deste modo, para a relevância da utilização de um estilo de liderança transformacional na prossecução da eficácia grupal, sugerindo, de igual modo, que o estímulo à autonomia grupal constitui uma estratégia importante para aumentar a eficácia da equipa, em termos de desempenho de tarefa.On the basis of an IMOI approach (Input, Mediator, Output, Input) the present study aimed to analyse the influence of transformational leadership on group effectiveness, considering the group autonomy as a mediating variable. To pursue the stated objective, an empirical study was conducted with 117 work teams belonging to organizations from different sectors of activity (civil protection, industry, services). The data collection method was based on a survey questionnaire and the data was analysed by analysis of multiple regression with mediation, reaching all analyses to a group level. The results showed that transformational leadership is positively related to the group autonomy and that group autonomy is positively related to the group performance. In addition, group autonomy fully mediated the relationship between transformational leadership and group performance (dimension of economic efficiency). On the other hand, and by contrast, the group autonomy has not proved being a mediating variable in the relationship between transformational leadership and the group's viability, the quality of group experience and team improvement processes (dimensions sustainability, social and innovation, respectively). The results suggest, therefore, the importance of using a transformational leadership style in pursuit of group effectiveness, suggesting, that the stimulus to group autonomy is an important strategy for increasing the effectiveness of the team, in terms of task performance.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32751http://hdl.handle.net/10316/32751porMartins, Ana Raquel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:51.955260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
title Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
spellingShingle Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
Martins, Ana Raquel Santos
Liderança transformacional
Eficácia grupal
Autonomia grupal
title_short Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
title_full Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
title_fullStr Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
title_full_unstemmed Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
title_sort Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da autonomia grupal
author Martins, Ana Raquel Santos
author_facet Martins, Ana Raquel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Raquel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança transformacional
Eficácia grupal
Autonomia grupal
topic Liderança transformacional
Eficácia grupal
Autonomia grupal
description Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32751
http://hdl.handle.net/10316/32751
url http://hdl.handle.net/10316/32751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769040396288