Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Silvia Maria Cintra da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida,Célia Maria de Castro, Ferreira,Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005
Resumo: Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.
id PUC_RIO-24_2ce46b21de1de7afb01242bc8232a88f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722011000200005
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do temaApropriação culturalmediação pedagógicaVigotskiEste artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.Universidade Estadual de Maringá2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Silvia Maria Cintra daAlmeida,Célia Maria de CastroFerreira,Suelipor2011-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-12-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
title Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
spellingShingle Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
Silva,Silvia Maria Cintra da
Apropriação cultural
mediação pedagógica
Vigotski
title_short Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
title_full Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
title_fullStr Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
title_full_unstemmed Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
title_sort Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
author Silva,Silvia Maria Cintra da
author_facet Silva,Silvia Maria Cintra da
Almeida,Célia Maria de Castro
Ferreira,Sueli
author_role author
author2 Almeida,Célia Maria de Castro
Ferreira,Sueli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Silvia Maria Cintra da
Almeida,Célia Maria de Castro
Ferreira,Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação cultural
mediação pedagógica
Vigotski
topic Apropriação cultural
mediação pedagógica
Vigotski
description Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722011000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905362608128