Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005 |
Resumo: | Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores. |
id |
PUC_RIO-24_2ce46b21de1de7afb01242bc8232a88f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722011000200005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do temaApropriação culturalmediação pedagógicaVigotskiEste artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.Universidade Estadual de Maringá2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Silvia Maria Cintra daAlmeida,Célia Maria de CastroFerreira,Suelipor2011-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-12-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
title |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
spellingShingle |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema Silva,Silvia Maria Cintra da Apropriação cultural mediação pedagógica Vigotski |
title_short |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
title_full |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
title_fullStr |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
title_full_unstemmed |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
title_sort |
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema |
author |
Silva,Silvia Maria Cintra da |
author_facet |
Silva,Silvia Maria Cintra da Almeida,Célia Maria de Castro Ferreira,Sueli |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Célia Maria de Castro Ferreira,Sueli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Silvia Maria Cintra da Almeida,Célia Maria de Castro Ferreira,Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apropriação cultural mediação pedagógica Vigotski |
topic |
Apropriação cultural mediação pedagógica Vigotski |
description |
Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722011000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905362608128 |