A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.291
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.
id RCAP_6fe2c813afe08da72eb34811ce0f84c7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de VigotskiPsicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; VigotskiEste trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.ISPA - Instituto Universitário2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.291https://doi.org/10.14417/ap.291Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-3571646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291/pdfMartins, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:21:58Zoai:ojs.localhost:article/291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:41.458909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
spellingShingle A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
Martins, João Batista
Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski
title_short A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_full A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_fullStr A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_full_unstemmed A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_sort A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
author Martins, João Batista
author_facet Martins, João Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski
topic Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski
description Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.291
https://doi.org/10.14417/ap.291
url https://doi.org/10.14417/ap.291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357
Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131593946693632