O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia,Fabiana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barham,Elizabeth Joan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100009
Resumo: Este estudo relacionou indicadores do envolvimento paterno com indicadores de desenvolvimento social dos filhos. Participaram 97 pares de pais e mães (com filhos na 1ª ou 2ª série) e 20 professoras. Para avaliar o envolvimento paterno, pais e mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna, e para avaliar o desenvolvimento social das crianças, os pais, as mães e as professoras preencheram o Social Skills Rating System-SSRS. Quanto maior a freqüência de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nos cuidados e nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, menor o índice de hiperatividade e de problemas de comportamento e mais adequado o repertório de habilidades sociais das crianças. Os resultados indicam a provável importância do envolvimento positivo do pai para o desenvolvimento social dos filhos e os prováveis benefícios de programas para promover envolvimento paterno.
id PUC_RIO-24_3bb09653608b4a31c9bc893ac29cb571
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000100009
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolaresenvolvimento paternohabilidades sociaisproblemas de comportamentoEste estudo relacionou indicadores do envolvimento paterno com indicadores de desenvolvimento social dos filhos. Participaram 97 pares de pais e mães (com filhos na 1ª ou 2ª série) e 20 professoras. Para avaliar o envolvimento paterno, pais e mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna, e para avaliar o desenvolvimento social das crianças, os pais, as mães e as professoras preencheram o Social Skills Rating System-SSRS. Quanto maior a freqüência de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nos cuidados e nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, menor o índice de hiperatividade e de problemas de comportamento e mais adequado o repertório de habilidades sociais das crianças. Os resultados indicam a provável importância do envolvimento positivo do pai para o desenvolvimento social dos filhos e os prováveis benefícios de programas para promover envolvimento paterno.Universidade Estadual de Maringá2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100009Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaBarham,Elizabeth Joanpor2009-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2009-06-29T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
title O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
spellingShingle O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
Cia,Fabiana
envolvimento paterno
habilidades sociais
problemas de comportamento
title_short O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
title_full O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
title_fullStr O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
title_full_unstemmed O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
title_sort O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares
author Cia,Fabiana
author_facet Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
author_role author
author2 Barham,Elizabeth Joan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento paterno
habilidades sociais
problemas de comportamento
topic envolvimento paterno
habilidades sociais
problemas de comportamento
description Este estudo relacionou indicadores do envolvimento paterno com indicadores de desenvolvimento social dos filhos. Participaram 97 pares de pais e mães (com filhos na 1ª ou 2ª série) e 20 professoras. Para avaliar o envolvimento paterno, pais e mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna, e para avaliar o desenvolvimento social das crianças, os pais, as mães e as professoras preencheram o Social Skills Rating System-SSRS. Quanto maior a freqüência de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nos cuidados e nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, menor o índice de hiperatividade e de problemas de comportamento e mais adequado o repertório de habilidades sociais das crianças. Os resultados indicam a provável importância do envolvimento positivo do pai para o desenvolvimento social dos filhos e os prováveis benefícios de programas para promover envolvimento paterno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904632799232