Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia,Fabiana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barham,Elizabeth Joan, Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300014
Resumo: Neste estudo avaliou-se o impacto de um programa de intervenção com os pais, sobre o desempenho acadêmico e o comportamento de crianças da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Experimental 1 (GE1 - professores e 29 crianças cujos pais participaram da intervenção), Grupo Experimental 2 (GE2 - professores e 36 crianças cujas mães participaram da intervenção) e Grupo Controle (GC - professores e 34 crianças cujos pais e mães não participaram da intervenção). Antes e após o programa de intervenção, as crianças foram avaliadas utilizando-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE); os professores preencheram um questionário aberto e o Social Skills Rating Scale -Versão para Professores (SSRS-P). Em comparação com o pré-teste, no pós-teste, as crianças do GE1 e do GE2 (mas não as do GC) apresentaram: (a) melhor desempenho acadêmico em leitura e na pontuação total do TDE, (b) resultados mais positivos no SSRS-P e, (c) um maior número de atributos positivos e menor número de atributos negativos, segundo as professoras.
id UFRGS-5_94d03d10d21c4ef3fee77c07a4ad3263
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000300014
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escolaPrograma de intervençãoDesempenho acadêmicoProblemas de comportamentoFase de transiçãoEnvolvimento paternoNeste estudo avaliou-se o impacto de um programa de intervenção com os pais, sobre o desempenho acadêmico e o comportamento de crianças da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Experimental 1 (GE1 - professores e 29 crianças cujos pais participaram da intervenção), Grupo Experimental 2 (GE2 - professores e 36 crianças cujas mães participaram da intervenção) e Grupo Controle (GC - professores e 34 crianças cujos pais e mães não participaram da intervenção). Antes e após o programa de intervenção, as crianças foram avaliadas utilizando-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE); os professores preencheram um questionário aberto e o Social Skills Rating Scale -Versão para Professores (SSRS-P). Em comparação com o pré-teste, no pós-teste, as crianças do GE1 e do GE2 (mas não as do GC) apresentaram: (a) melhor desempenho acadêmico em leitura e na pontuação total do TDE, (b) resultados mais positivos no SSRS-P e, (c) um maior número de atributos positivos e menor número de atributos negativos, segundo as professoras.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300014Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000300014info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaBarham,Elizabeth JoanFontaine,Anne Marie Germaine Victorinepor2011-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-02-01T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
title Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
spellingShingle Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
Cia,Fabiana
Programa de intervenção
Desempenho acadêmico
Problemas de comportamento
Fase de transição
Envolvimento paterno
title_short Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
title_full Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
title_fullStr Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
title_full_unstemmed Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
title_sort Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola
author Cia,Fabiana
author_facet Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
author_role author
author2 Barham,Elizabeth Joan
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de intervenção
Desempenho acadêmico
Problemas de comportamento
Fase de transição
Envolvimento paterno
topic Programa de intervenção
Desempenho acadêmico
Problemas de comportamento
Fase de transição
Envolvimento paterno
description Neste estudo avaliou-se o impacto de um programa de intervenção com os pais, sobre o desempenho acadêmico e o comportamento de crianças da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Experimental 1 (GE1 - professores e 29 crianças cujos pais participaram da intervenção), Grupo Experimental 2 (GE2 - professores e 36 crianças cujas mães participaram da intervenção) e Grupo Controle (GC - professores e 34 crianças cujos pais e mães não participaram da intervenção). Antes e após o programa de intervenção, as crianças foram avaliadas utilizando-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE); os professores preencheram um questionário aberto e o Social Skills Rating Scale -Versão para Professores (SSRS-P). Em comparação com o pré-teste, no pós-teste, as crianças do GE1 e do GE2 (mas não as do GC) apresentaram: (a) melhor desempenho acadêmico em leitura e na pontuação total do TDE, (b) resultados mais positivos no SSRS-P e, (c) um maior número de atributos positivos e menor número de atributos negativos, segundo as professoras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864371253248