Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palazzi,Ambra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meschini,Rita, Piccinini,Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100213
Resumo: RESUMO O presente relato de experiência descreve a Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo - IMUSP, que visa sensibilizar a mãe a cantar para seu bebê pré-termo, durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A IMUSP está prevista para oito sessões, alternadas entre sessões individuais com a mãe e sessões com mãe-bebê. Na implementação da IMUSP, a musicoterapeuta realizou a intervenção na UTINeo de um hospital público com nove mães e bebês prematuros. Foram encontrados vários desafios relativos à disponibilidade das famílias atendidas e às exigências do hospital. Em função disso, foi necessário adaptar a IMUSP, flexibilizando o número de sessões, o tipo de atividades propostas, bem como a alternância entre sessões com a mãe e com mãe-bebê. Evidências sugerem que a IMUSP contribuiu para o ‘empoderamento’ da mãe e do bebê, e para a ‘musicalidade comunicativa’ da díade, fortalecendo a interação mãe-bebê pré-termo. A IMUSP é uma intervenção de baixo custo com grande potencial de impacto a longo prazo, uma vez que, além de oferecer apoio à díade na UTINeo, orienta a mãe para que possa cantar autonomamente para seu bebê durante a internação e após a alta hospitalar. Futuros estudos são necessários para ampliar a aplicação da IMUSP e verificar os seus benefícios a curto e longo prazo para a mãe, o bebê pré-termo e a interação mãe-bebê.
id PUC_RIO-24_4dcbdf8e7c3ed14d89f96a55e0bc04a9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722019000100213
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatalPrematuridadeunidade de terapia intensiva neonatalmusicoterapiaRESUMO O presente relato de experiência descreve a Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo - IMUSP, que visa sensibilizar a mãe a cantar para seu bebê pré-termo, durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A IMUSP está prevista para oito sessões, alternadas entre sessões individuais com a mãe e sessões com mãe-bebê. Na implementação da IMUSP, a musicoterapeuta realizou a intervenção na UTINeo de um hospital público com nove mães e bebês prematuros. Foram encontrados vários desafios relativos à disponibilidade das famílias atendidas e às exigências do hospital. Em função disso, foi necessário adaptar a IMUSP, flexibilizando o número de sessões, o tipo de atividades propostas, bem como a alternância entre sessões com a mãe e com mãe-bebê. Evidências sugerem que a IMUSP contribuiu para o ‘empoderamento’ da mãe e do bebê, e para a ‘musicalidade comunicativa’ da díade, fortalecendo a interação mãe-bebê pré-termo. A IMUSP é uma intervenção de baixo custo com grande potencial de impacto a longo prazo, uma vez que, além de oferecer apoio à díade na UTINeo, orienta a mãe para que possa cantar autonomamente para seu bebê durante a internação e após a alta hospitalar. Futuros estudos são necessários para ampliar a aplicação da IMUSP e verificar os seus benefícios a curto e longo prazo para a mãe, o bebê pré-termo e a interação mãe-bebê.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100213Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v24i0.41123info:eu-repo/semantics/openAccessPalazzi,AmbraMeschini,RitaPiccinini,Cesar Augustopor2019-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100213Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-08-09T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
title Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
spellingShingle Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
Palazzi,Ambra
Prematuridade
unidade de terapia intensiva neonatal
musicoterapia
title_short Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
title_full Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
title_fullStr Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
title_full_unstemmed Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
title_sort Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal
author Palazzi,Ambra
author_facet Palazzi,Ambra
Meschini,Rita
Piccinini,Cesar Augusto
author_role author
author2 Meschini,Rita
Piccinini,Cesar Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palazzi,Ambra
Meschini,Rita
Piccinini,Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuridade
unidade de terapia intensiva neonatal
musicoterapia
topic Prematuridade
unidade de terapia intensiva neonatal
musicoterapia
description RESUMO O presente relato de experiência descreve a Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo - IMUSP, que visa sensibilizar a mãe a cantar para seu bebê pré-termo, durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A IMUSP está prevista para oito sessões, alternadas entre sessões individuais com a mãe e sessões com mãe-bebê. Na implementação da IMUSP, a musicoterapeuta realizou a intervenção na UTINeo de um hospital público com nove mães e bebês prematuros. Foram encontrados vários desafios relativos à disponibilidade das famílias atendidas e às exigências do hospital. Em função disso, foi necessário adaptar a IMUSP, flexibilizando o número de sessões, o tipo de atividades propostas, bem como a alternância entre sessões com a mãe e com mãe-bebê. Evidências sugerem que a IMUSP contribuiu para o ‘empoderamento’ da mãe e do bebê, e para a ‘musicalidade comunicativa’ da díade, fortalecendo a interação mãe-bebê pré-termo. A IMUSP é uma intervenção de baixo custo com grande potencial de impacto a longo prazo, uma vez que, além de oferecer apoio à díade na UTINeo, orienta a mãe para que possa cantar autonomamente para seu bebê durante a internação e após a alta hospitalar. Futuros estudos são necessários para ampliar a aplicação da IMUSP e verificar os seus benefícios a curto e longo prazo para a mãe, o bebê pré-termo e a interação mãe-bebê.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v24i0.41123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.24 2019
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906469904384