A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005 |
Resumo: | Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam. |
id |
PUC_RIO-24_53efab7973e51543a5f557d7a93c2281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722003000200005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínicapsicologia escolarmultirreferencialidadeescuta clínicaEste artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam.Universidade Estadual de Maringá2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005Psicologia em Estudo v.8 n.2 2003reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722003000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,João Batistapor2004-03-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722003000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-03-26T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
title |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
spellingShingle |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica Martins,João Batista psicologia escolar multirreferencialidade escuta clínica |
title_short |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
title_full |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
title_fullStr |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
title_full_unstemmed |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
title_sort |
A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica |
author |
Martins,João Batista |
author_facet |
Martins,João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar multirreferencialidade escuta clínica |
topic |
psicologia escolar multirreferencialidade escuta clínica |
description |
Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722003000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.8 n.2 2003 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903089295360 |