Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa,Fabio Biasotto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Matos,Margarida Gaspar de, Del Prette,Zilda A. P., Del Prette,Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200006
Resumo: Considerando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.
id PUC_RIO-24_585acbbf53206db88bebffe4610c4d10
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000200006
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portuguesesAprendizagemcompetência socialadolescênciaConsiderando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.Universidade Estadual de Maringá2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200006Psicologia em Estudo v.14 n.2 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000200006info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa,Fabio BiasottoMatos,Margarida Gaspar deDel Prette,Zilda A. P.Del Prette,Almirpor2011-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-03-25T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
title Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
spellingShingle Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
Feitosa,Fabio Biasotto
Aprendizagem
competência social
adolescência
title_short Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
title_full Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
title_fullStr Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
title_full_unstemmed Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
title_sort Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
author Feitosa,Fabio Biasotto
author_facet Feitosa,Fabio Biasotto
Matos,Margarida Gaspar de
Del Prette,Zilda A. P.
Del Prette,Almir
author_role author
author2 Matos,Margarida Gaspar de
Del Prette,Zilda A. P.
Del Prette,Almir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa,Fabio Biasotto
Matos,Margarida Gaspar de
Del Prette,Zilda A. P.
Del Prette,Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
competência social
adolescência
topic Aprendizagem
competência social
adolescência
description Considerando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.2 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904661110784