Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi,Giselle
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Guarinello,Ana Cristina, Santana,Ana Paula, Paciornik,Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400020
Resumo: Esse artigo propõe uma reflexão sobre a constituição processual de produções linguístico-discursivas de uma criança com paralisia cerebral, à luz de situações interativas. Apresenta o método clínico-qualitativo como forma de investigação e intervenção linguístico-discursiva, privilegiando a interação socioverbal e a relação intersubjetiva. Os dados foram coletados longitudinalmente ao longo de um ano e quatro meses e as produções linguísticas de uma criança com paralisia cerebral de quatro anos e dois meses de idade foram analisadas de uma perspectiva discursiva. Assim, distantes de avaliações e tratamentos mensuráveis, os quais se pautam em tarefas mecânicas de codificação e decodificação de palavras isoladas, nossa pesquisa pautou-se na análise processual da construção conjunta da significação. Tal análise nos permite afirmar que, mediante o processo interlocutivo, essa criança ampliou seu papel no diálogo. Observamos como ela, de um momento inicial em que apresentava apenas fragmentos de enunciados, passou a estruturar narrativas mais completas.
id PUC_RIO-24_5ce54c463fc8dbca8beee2d368358375
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000400020
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebralParalisia cerebraldiscursopesquisa qualitativaEsse artigo propõe uma reflexão sobre a constituição processual de produções linguístico-discursivas de uma criança com paralisia cerebral, à luz de situações interativas. Apresenta o método clínico-qualitativo como forma de investigação e intervenção linguístico-discursiva, privilegiando a interação socioverbal e a relação intersubjetiva. Os dados foram coletados longitudinalmente ao longo de um ano e quatro meses e as produções linguísticas de uma criança com paralisia cerebral de quatro anos e dois meses de idade foram analisadas de uma perspectiva discursiva. Assim, distantes de avaliações e tratamentos mensuráveis, os quais se pautam em tarefas mecânicas de codificação e decodificação de palavras isoladas, nossa pesquisa pautou-se na análise processual da construção conjunta da significação. Tal análise nos permite afirmar que, mediante o processo interlocutivo, essa criança ampliou seu papel no diálogo. Observamos como ela, de um momento inicial em que apresentava apenas fragmentos de enunciados, passou a estruturar narrativas mais completas.Universidade Estadual de Maringá2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400020Psicologia em Estudo v.14 n.4 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000400020info:eu-repo/semantics/openAccessMassi,GiselleGuarinello,Ana CristinaSantana,Ana PaulaPaciornik,Roselipor2010-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000400020Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-02-11T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
title Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
spellingShingle Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
Massi,Giselle
Paralisia cerebral
discurso
pesquisa qualitativa
title_short Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
title_full Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
title_fullStr Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
title_sort Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
author Massi,Giselle
author_facet Massi,Giselle
Guarinello,Ana Cristina
Santana,Ana Paula
Paciornik,Roseli
author_role author
author2 Guarinello,Ana Cristina
Santana,Ana Paula
Paciornik,Roseli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massi,Giselle
Guarinello,Ana Cristina
Santana,Ana Paula
Paciornik,Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
discurso
pesquisa qualitativa
topic Paralisia cerebral
discurso
pesquisa qualitativa
description Esse artigo propõe uma reflexão sobre a constituição processual de produções linguístico-discursivas de uma criança com paralisia cerebral, à luz de situações interativas. Apresenta o método clínico-qualitativo como forma de investigação e intervenção linguístico-discursiva, privilegiando a interação socioverbal e a relação intersubjetiva. Os dados foram coletados longitudinalmente ao longo de um ano e quatro meses e as produções linguísticas de uma criança com paralisia cerebral de quatro anos e dois meses de idade foram analisadas de uma perspectiva discursiva. Assim, distantes de avaliações e tratamentos mensuráveis, os quais se pautam em tarefas mecânicas de codificação e decodificação de palavras isoladas, nossa pesquisa pautou-se na análise processual da construção conjunta da significação. Tal análise nos permite afirmar que, mediante o processo interlocutivo, essa criança ampliou seu papel no diálogo. Observamos como ela, de um momento inicial em que apresentava apenas fragmentos de enunciados, passou a estruturar narrativas mais completas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000400020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000400020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.4 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904975683584