Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital. |
id |
PUC_RIO-24_5ed81d75f3671f2a3047e9dd67b48d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722010000200004 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunosPsicologiaeducação em enfermagemensino médioO presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.Universidade Estadual de Maringá2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessEsquerdo,Fernanda AzevedoPegoraro,Renata Fabianapor2010-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-09-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
title |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
spellingShingle |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos Esquerdo,Fernanda Azevedo Psicologia educação em enfermagem ensino médio |
title_short |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
title_full |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
title_fullStr |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
title_sort |
Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos |
author |
Esquerdo,Fernanda Azevedo |
author_facet |
Esquerdo,Fernanda Azevedo Pegoraro,Renata Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Pegoraro,Renata Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esquerdo,Fernanda Azevedo Pegoraro,Renata Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educação em enfermagem ensino médio |
topic |
Psicologia educação em enfermagem ensino médio |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722010000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905013432320 |