Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquerdo,Fernanda Azevedo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pegoraro,Renata Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.
id PUC_RIO-24_5ed81d75f3671f2a3047e9dd67b48d70
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722010000200004
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunosPsicologiaeducação em enfermagemensino médioO presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.Universidade Estadual de Maringá2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessEsquerdo,Fernanda AzevedoPegoraro,Renata Fabianapor2010-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-09-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
title Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
spellingShingle Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
Esquerdo,Fernanda Azevedo
Psicologia
educação em enfermagem
ensino médio
title_short Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
title_full Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
title_fullStr Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
title_full_unstemmed Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
title_sort Contribuições da psicologia para a formação do técnico em enfermagem: concepções dos alunos
author Esquerdo,Fernanda Azevedo
author_facet Esquerdo,Fernanda Azevedo
Pegoraro,Renata Fabiana
author_role author
author2 Pegoraro,Renata Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquerdo,Fernanda Azevedo
Pegoraro,Renata Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
educação em enfermagem
ensino médio
topic Psicologia
educação em enfermagem
ensino médio
description O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722010000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905013432320