A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Denise de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.
id PUC_RIO-24_67272e2e1c657067807952c6a9f3f7ed
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722008000300007
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-históricaestéticapsicologia sócio-históricaatividade expressiva na escolaEste artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.Universidade Estadual de Maringá2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Denise deBulgacov,Yara Lúcia Mazziottipor2008-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-12-22T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
title A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
spellingShingle A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
Camargo,Denise de
estética
psicologia sócio-histórica
atividade expressiva na escola
title_short A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
title_full A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
title_fullStr A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
title_full_unstemmed A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
title_sort A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
author Camargo,Denise de
author_facet Camargo,Denise de
Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti
author_role author
author2 Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Denise de
Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti
dc.subject.por.fl_str_mv estética
psicologia sócio-histórica
atividade expressiva na escola
topic estética
psicologia sócio-histórica
atividade expressiva na escola
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722008000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904558350336