A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte. |
id |
PUC_RIO-24_67272e2e1c657067807952c6a9f3f7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722008000300007 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-históricaestéticapsicologia sócio-históricaatividade expressiva na escolaEste artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.Universidade Estadual de Maringá2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Denise deBulgacov,Yara Lúcia Mazziottipor2008-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-12-22T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
title |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
spellingShingle |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica Camargo,Denise de estética psicologia sócio-histórica atividade expressiva na escola |
title_short |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
title_full |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
title_fullStr |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
title_sort |
A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica |
author |
Camargo,Denise de |
author_facet |
Camargo,Denise de Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti |
author_role |
author |
author2 |
Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo,Denise de Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estética psicologia sócio-histórica atividade expressiva na escola |
topic |
estética psicologia sócio-histórica atividade expressiva na escola |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722008000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127904558350336 |