Níveis de autoestima em praticantes de desporto escolar de atividades rítmicas expressivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5696 |
Resumo: | As Atividades Rítmicas Expressivas têm sido descritas como um contributo para uma melhor autoestima dos seus praticantes, quer pelo seu impacto na valorização pessoal, quer pela melhoria das interações interpessoais. O presente estudo pretende verificar se os alunos praticantes de Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar, de um agrupamento de escolas do distrito da Guarda, apresentam níveis mais elevados de autoestima do que os alunos praticantes de outras modalidades do Desporto Escolar e que os alunos que não praticam atividades desportivas, do mesmo agrupamento de escolas. Para isto foi aplicado a Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), adaptado e traduzido por Ferreira e Meek (2001). O questionário foi respondido por cada um dos participantes, através de uma plataforma online. A amostra foi constituída por 68 alunos, sendo 64 do género feminino e 4 do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, com uma distribuição semelhante pelos grupos experimentais. A amostra foi distribuída por três grupos: grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, constituída por 32 alunos; grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas mas pratica outras modalidades do desporto Escolar, constituído por 16 alunos; e o grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas nem outras modalidades desportivas, constituído por 18 alunos. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, apresentam níveis de autoestima significativamente superiores aos restantes grupos. Verificou-se também que o grupo de alunos que não praticam Atividades Rítmicas Expressivas mas que praticam outras modalidades desportivas de Desporto Escolar, apresentaram níveis de autoestima inferiores ao grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas e níveis superiores ao grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas, nem outras modalidades desportivas. Estes resultados vão de encontro aos estudos desenvolvidos até à data no âmbito dos níveis de autoestima e a prática de atividade física/dança, fortalecendo a convicção da comunidade científica em como a dança contribui para uma vida saudável. |
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As Atividades Rítmicas Expressivas têm sido descritas como um contributo para uma melhor autoestima dos seus praticantes, quer pelo seu impacto na valorização pessoal, quer pela melhoria das interações interpessoais. O presente estudo pretende verificar se os alunos praticantes de Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar, de um agrupamento de escolas do distrito da Guarda, apresentam níveis mais elevados de autoestima do que os alunos praticantes de outras modalidades do Desporto Escolar e que os alunos que não praticam atividades desportivas, do mesmo agrupamento de escolas. Para isto foi aplicado a Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), adaptado e traduzido por Ferreira e Meek (2001). O questionário foi respondido por cada um dos participantes, através de uma plataforma online. A amostra foi constituída por 68 alunos, sendo 64 do género feminino e 4 do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, com uma distribuição semelhante pelos grupos experimentais. A amostra foi distribuída por três grupos: grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, constituída por 32 alunos; grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas mas pratica outras modalidades do desporto Escolar, constituído por 16 alunos; e o grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas nem outras modalidades desportivas, constituído por 18 alunos. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, apresentam níveis de autoestima significativamente superiores aos restantes grupos. Verificou-se também que o grupo de alunos que não praticam Atividades Rítmicas Expressivas mas que praticam outras modalidades desportivas de Desporto Escolar, apresentaram níveis de autoestima inferiores ao grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas e níveis superiores ao grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas, nem outras modalidades desportivas. Estes resultados vão de encontro aos estudos desenvolvidos até à data no âmbito dos níveis de autoestima e a prática de atividade física/dança, fortalecendo a convicção da comunidade científica em como a dança contribui para uma vida saudável. |
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