SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes,Ana Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207
Resumo: RESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática.
id PUC_RIO-24_68a9d773f9beaea58e62458fee34e86f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722019000100207
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTESobredotadosrevisão de literaturadiferenças sexuaisRESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/1807-0329e41665info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes,Ana Pereirapor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100207Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-05-07T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
title SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
spellingShingle SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
Antunes,Ana Pereira
Sobredotados
revisão de literatura
diferenças sexuais
title_short SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
title_full SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
title_fullStr SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
title_sort SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
author Antunes,Ana Pereira
author_facet Antunes,Ana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes,Ana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotados
revisão de literatura
diferenças sexuais
topic Sobredotados
revisão de literatura
diferenças sexuais
description RESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/1807-0329e41665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.24 2019
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906460467200