SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207 |
Resumo: | RESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática. |
id |
PUC_RIO-24_68a9d773f9beaea58e62458fee34e86f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722019000100207 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTESobredotadosrevisão de literaturadiferenças sexuaisRESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/1807-0329e41665info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes,Ana Pereirapor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100207Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-05-07T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
title |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
spellingShingle |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE Antunes,Ana Pereira Sobredotados revisão de literatura diferenças sexuais |
title_short |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
title_full |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
title_fullStr |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
title_full_unstemmed |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
title_sort |
SOBREDOTAÇÃO NO FEMININO, UM OXÍMORO ULTRAPASSADO? INCURSÃO PELO ESTADO DA ARTE |
author |
Antunes,Ana Pereira |
author_facet |
Antunes,Ana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes,Ana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobredotados revisão de literatura diferenças sexuais |
topic |
Sobredotados revisão de literatura diferenças sexuais |
description |
RESUMO O estudo das questões de género também pode aparecer associado ao estudo dos alunos com altas habilidades e sobredotação. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura na área da temática das mulheres sobredotadas e talentosas, para perceber qual é o estado da arte e se este tópico ainda se revela atual e pertinente. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa na base de dados PSICINFO, utilizando dois descritores: gifted and talented girls e gifted and talented women, e três critérios cumulativos, utilizando os recursos e designações disponíveis na base de dados: a) período de pesquisa: referente aos últimos 5 anos (de 2011 a 2016); b) relevância, considerando o descritor: cinco estrelas; e c) revista com revisão de pares. Foram selecionados e analisados 13 estudos. Os dados foram organizados em função de categorias como: ano de publicação, revista, autores, objetivos, tipologia de investigação, participantes, instrumentos e resultados. As 3 categorias que emergiram em função dos objetivos dos estudos são: vivências de raparigas sobredotadas (4 estudos); perceções e produções diferenciadas em função do género (5 estudos); e, efeitos de intervenção em raparigas sobredotadas (4 estudos). Os dados permitem verificar a pertinência de investigar a temática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/1807-0329e41665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.24 2019 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906460467200 |