Representações, conhecimentos e práticas de educadores, professores e psicólogos no apoio a alunos com características de sobredotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sónia Cristina Correia de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2590
Resumo: Pretende-se com este estudo analisar as representações e conhecimentos que os agentes educativos têm relativamente à educação de crianças com altas habilidades, na zona centro do país, bem como as práticas educativas que aplicam junto dos mesmos. Para o efeito, construímos um questionário composto por uma parte inicial de breve caracterização dos profissionais, seguindo-se de várias questões abertas, que visam avaliar a formação dos profissionais face à área da sobredotação, as percepções e os conhecimentos face à temática, a experiência com alunos com estas características, e as práticas de intervenção e avaliação que aplicam com os mesmos. A amostra foi constituída por 249 profissionais da educação, da região interior do Centro do país, 57 do género masculino e 192 do género feminino, sendo 64 educadores de infância, 56 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), 81 professores do 2º CEB, 27 professores do ensino especial e 21 psicólogos. Verificou-se que a percentagem de profissionais da educação com experiência e formação na área da sobredotação é muito limitada, sendo superior no grupo de psicólogos, comparativamente com o grupo de educadores ou docentes. Ficou patente que as áreas privilegiadas na sinalização de crianças com altas habilidades por parte dos profissionais da educação estão maioritariamente relacionadas com o domínio cognitivo, sendo também apontadas algumas dificuldades manifestadas pelos alunos. A grande maioria dos profissionais da educação assumiu não ter conhecimento do enquadramento legal e políticas educativas em vigor em contexto nacional para alunos com habilidades excepcionais de aprendizagem. Verificou-se que as principais medidas de intervenção implementadas pelos profissionais com estes alunos são a diferenciação pedagógica e o enriquecimento; e os principais procedimentos de avaliação aplicados por parte dos psicólogos são os testes psicométricos e os questionários em geral. Quando questionados sobre sugestões de mudanças a ocorrerem no contexto educativo nacional, a amostra apontou de forma mais significativa a necessidade de formação por parte dos profissionais de educação. Conclui-se que a maioria dos profissionais da educação, apesar de estarem sensibilizados sobre a necessidade de atendimento aos alunos com altas habilidades, têm ainda uma escassa formação e experiência neste domínio, o que poderá enviesar (ou atrasar) o processo de identificação destes alunos e limitar a intervenção e apoio fornecidos, face às suas características e necessidades educativas especiais.
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A amostra foi constituída por 249 profissionais da educação, da região interior do Centro do país, 57 do género masculino e 192 do género feminino, sendo 64 educadores de infância, 56 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), 81 professores do 2º CEB, 27 professores do ensino especial e 21 psicólogos. Verificou-se que a percentagem de profissionais da educação com experiência e formação na área da sobredotação é muito limitada, sendo superior no grupo de psicólogos, comparativamente com o grupo de educadores ou docentes. Ficou patente que as áreas privilegiadas na sinalização de crianças com altas habilidades por parte dos profissionais da educação estão maioritariamente relacionadas com o domínio cognitivo, sendo também apontadas algumas dificuldades manifestadas pelos alunos. A grande maioria dos profissionais da educação assumiu não ter conhecimento do enquadramento legal e políticas educativas em vigor em contexto nacional para alunos com habilidades excepcionais de aprendizagem. Verificou-se que as principais medidas de intervenção implementadas pelos profissionais com estes alunos são a diferenciação pedagógica e o enriquecimento; e os principais procedimentos de avaliação aplicados por parte dos psicólogos são os testes psicométricos e os questionários em geral. Quando questionados sobre sugestões de mudanças a ocorrerem no contexto educativo nacional, a amostra apontou de forma mais significativa a necessidade de formação por parte dos profissionais de educação. Conclui-se que a maioria dos profissionais da educação, apesar de estarem sensibilizados sobre a necessidade de atendimento aos alunos com altas habilidades, têm ainda uma escassa formação e experiência neste domínio, o que poderá enviesar (ou atrasar) o processo de identificação destes alunos e limitar a intervenção e apoio fornecidos, face às suas características e necessidades educativas especiais.The aim of this study is to analyze the representations and knowledge that educational professionals have about giftedness, in the center of the country, as well as their practices with high ability students. A questionnaire was developed, with a brief characterization of the sample, followed by several opened questions about the training received in this area, the perceptions and knowledge about giftedness, and the practice with these students, namely on assessment and intervention. The sample consisted of 249 educational professionals from the central region of the country, 57 males and 192 females, and 64 kindergarten teachers, 56 teachers of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), 81 teachers of the 2nd CBE, 27 teachers of special education and 21 psychologists. It was found that the training of educational professionals in the field of giftedness is very limited, being higher in the group of psychologists compared with the group of educators or teachers. It became clear that the main areas considered in the screening of gifted children are mostly related to the cognitive domain, as well as some difficulties experienced by these students. The vast majority of education professionals assumed to be unaware of legal and educational policies in force in the national context for students with exceptional learning skills. It was found that the major intervention measures implemented by these students are professionals with the differentiation and educational enrichment, and the main assessment procedures implemented by psychologists are the psychometric tests and questionnaires in general. When asked about suggestions for changes occurring in the context of national education, the sample indicated the need for training for education professionals. It is concluded that the majority of education professionals, despite being aware of the need to care for high ability students, they still have a little training and experience in this field, which can skew (or delay) the process of identifying these students and limit the involvement and support provided, due to its characteristics and special educational needs.Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumAlmeida, Sónia Cristina Correia de2014-11-10T12:35:14Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:14.143613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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