Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartholomeu,Daniel
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sisto,Fermino Fernandes, Marin Rueda,Fabián Javier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100016
Resumo: Este estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita. Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três. Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas. Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita. As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez.
id PUC_RIO-24_73889e45e98f4f7c8c6b0d841f225de2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000100016
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de criançasdificuldades de aprendizagemescritaemoçõesEste estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita. Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três. Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas. Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita. As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez.Universidade Estadual de Maringá2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100016Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000100016info:eu-repo/semantics/openAccessBartholomeu,DanielSisto,Fermino FernandesMarin Rueda,Fabián Javierpor2006-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2006-09-25T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
title Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
Bartholomeu,Daniel
dificuldades de aprendizagem
escrita
emoções
title_short Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
title_full Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
title_sort Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças
author Bartholomeu,Daniel
author_facet Bartholomeu,Daniel
Sisto,Fermino Fernandes
Marin Rueda,Fabián Javier
author_role author
author2 Sisto,Fermino Fernandes
Marin Rueda,Fabián Javier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartholomeu,Daniel
Sisto,Fermino Fernandes
Marin Rueda,Fabián Javier
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades de aprendizagem
escrita
emoções
topic dificuldades de aprendizagem
escrita
emoções
description Este estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita. Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três. Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas. Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita. As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903814909952