Dificuldades de aprendizagem na escrita nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marley Antiste
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6780
Resumo: A escrita é usada pela sociedade como importante veículo de comunicação e produção. Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem na escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, foi realizado em uma instituição pública da rede oficial do DF, mais especificamente, na região administrativa do Recanto das Emas. A fundamentação teórica ofereceu embasamento para a condução da pesquisa, conseguindo subsídios que contribuíram significativamente para a reflexão sobre questões relativas à compreensão das dificuldades de aprendizagem na escrita. Na metodologia da pesquisa utilizou-se fundamentos da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semipadronizada, aplicada a quatro professoras da segunda série do ensino fundamental. As categorias selecionadas para a pesquisa foram: a caracterização dos participantes; o processo de aquisição da escrita; causas das dificuldades de aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; o trabalho com o aluno; e medidas adotadas pela instituição. Os principais resultados da pesquisa foram: todas as professoras encontraram dificuldades na condução do processo de aquisição da escrita com seus alunos; as participantes citaram as mesmas causas das dificuldades de aprendizagem”; três professoras apresentaram a discriminação das formas das letras, a troca, a omissão e a adição de fonemas como dificuldades encontradas; a leitura foi um dos recursos apresentados para trabalhar com o aluno que tem dificuldade de aprendizagem na escrita; e o reforço escolar foi uma das medidas adotadas pela instituição para solucionar o problema da dificuldade da escrita. Finalmente deve-se ressaltar que as conclusões demonstram que existem, realmente, dificuldades de aprendizagem de escrita nas séries iniciais e que por sua vez interferem na construção do processo de aprendizagem, que é um processo gradual, contínuo e individual.
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As categorias selecionadas para a pesquisa foram: a caracterização dos participantes; o processo de aquisição da escrita; causas das dificuldades de aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; o trabalho com o aluno; e medidas adotadas pela instituição. Os principais resultados da pesquisa foram: todas as professoras encontraram dificuldades na condução do processo de aquisição da escrita com seus alunos; as participantes citaram as mesmas causas das dificuldades de aprendizagem”; três professoras apresentaram a discriminação das formas das letras, a troca, a omissão e a adição de fonemas como dificuldades encontradas; a leitura foi um dos recursos apresentados para trabalhar com o aluno que tem dificuldade de aprendizagem na escrita; e o reforço escolar foi uma das medidas adotadas pela instituição para solucionar o problema da dificuldade da escrita. Finalmente deve-se ressaltar que as conclusões demonstram que existem, realmente, dificuldades de aprendizagem de escrita nas séries iniciais e que por sua vez interferem na construção do processo de aprendizagem, que é um processo gradual, contínuo e individual.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:23:15Z No. of bitstreams: 1 20412100.pdf: 370263 bytes, checksum: 0c8f04fcfca32791856180919d7c94bb (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-19T17:23:15Z (GMT). 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