Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Caciana Linhares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200011
Resumo: O presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-se que a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.
id PUC_RIO-24_bef52a3c59601d2c8a9f5895b921a9e2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722012000200011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagemLinguagempensamentocriançaO presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-se que a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.Universidade Estadual de Maringá2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200011Psicologia em Estudo v.17 n.2 2012reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Caciana Linharespor2012-11-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722012000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2012-11-20T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
title Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
spellingShingle Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
Pereira,Caciana Linhares
Linguagem
pensamento
criança
title_short Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
title_full Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
title_fullStr Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
title_full_unstemmed Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
title_sort Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
author Pereira,Caciana Linhares
author_facet Pereira,Caciana Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Caciana Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
pensamento
criança
topic Linguagem
pensamento
criança
description O presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-se que a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722012000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.17 n.2 2012
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905691860992