Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santeiro,Tales Vilela
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santeiro,Fabíola Ribeiro de Moraes, Andrade,Irene Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100012
Resumo: Diante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.
id PUC_RIO-24_c1febc0ecc31292c4a8c60d15083f739
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722004000100012
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitárioscriatividadeuniversitáriosprofessorDiante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.Universidade Estadual de Maringá2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100012Psicologia em Estudo v.9 n.1 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000100012info:eu-repo/semantics/openAccessSanteiro,Tales VilelaSanteiro,Fabíola Ribeiro de MoraesAndrade,Irene Rodrigues depor2004-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-07-01T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
title Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
spellingShingle Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
Santeiro,Tales Vilela
criatividade
universitários
professor
title_short Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
title_full Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
title_fullStr Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
title_full_unstemmed Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
title_sort Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários
author Santeiro,Tales Vilela
author_facet Santeiro,Tales Vilela
Santeiro,Fabíola Ribeiro de Moraes
Andrade,Irene Rodrigues de
author_role author
author2 Santeiro,Fabíola Ribeiro de Moraes
Andrade,Irene Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santeiro,Tales Vilela
Santeiro,Fabíola Ribeiro de Moraes
Andrade,Irene Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
universitários
professor
topic criatividade
universitários
professor
description Diante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722004000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.9 n.1 2004
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903414353920