Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rejane Arruda
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9222
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
id UNB_caa18419c1afcdf482abebd961b352e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9222
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividadeCriatividadeImaginaçãoAmbiente de sala de aulaProfessores universitáriosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.Estudar criatividade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano requer entender o indivíduo como um ser complexo, inserido em múltiplos ambientes que o influenciam e são por ele influenciados. Nesse sentido, é válido ressaltar a necessidade de se compreendê-la de forma sistêmica e dinâmica. A escola adquire, então, grande importância como local de estímulo e desenvolvimento das habilidades criativas. Assim, inúmeros autores têm discutido o papel das instituições de ensino superior na promoção da criatividade. O presente estudo examinou a percepção de professores universitários, de cursos de licenciatura de instituição pública e particular do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de estudantes acerca destas práticas docentes. Participaram do estudo 82 professores e 1396 estudantes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Para analisar os dados foram empregadas as análises de variância univariada (ANOVA) e multivariada (MANOVA). Os resultados indicaram que os fatores do Inventário de Práticas Docentes melhor avaliados pelos estudantes e professores foram Clima para Expressão de Idéias e Interesse pela Aprendizagem do Aluno. Já o fator Avaliação e Metodologia de Ensino obteve a média mais baixa. Os resultados ainda revelaram que a percepção de professores acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem a criatividade discente foi mais favorável do que a dos estudantes. Ademais, os dados apontaram que estudantes de cursos da área de Saúde apresentaram uma percepção mais positiva quanto aos fatores Incentivo a Novas Idéias e Interesse pela Aprendizagem do Aluno em comparação aos estudantes das áreas de Ciências e Humanidades. Também, os estudantes da área de Saúde avaliaram de forma mais positiva o fator Avaliação e Metodologia de Ensino do que os da área de Ciência. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação a todos os fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições de ensino superior particular avaliaram mais positivamente os fatores Incentivo a Novas Idéias e Avaliação e Metodologia de Ensino do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study of creativity from the human development perspective demands the understanding of the individual as a complex being, inserted in multiple environments, which influence and are influenced by him. Thus, the need to understand creativity in a systemic and dynamic way has to be emphasized. As a consequence, school acquires a great importance as a place of incentive and development of creative abilities. Therefore, various authors have been discussing the role of colleges and universities in promoting creativity. The present study has examined the professors' and university students' perception on courses from public and private institutions in the Federal District, to find out to what extent the educational practices encourage the students' creative expression. It also checked the professors' perception on possible barriers to their personal creativity. The study had the participation of 82 professors and 1,396 students. The Educational Practice and the Barrier Identification to Personal Creativity Inventories were applied. In order to analyze the data, the univariate variance analyses (ANOVA) and multivariate variance analyses (MANOVA) were used. The results indicated that the factors, which were best evaluated by students and professors in the Educational Practice Inventory, were the Atmosphere for the Expression of Ideas and the Interest for Student's Learning. The Evaluation and Teaching Methodology factor obtained the lowest average. The results still revealed that the professors' perception concerning to what extent their educational practices encouraged students' creative expression, was more favorable than that of students'. The other results showed that students doing courses in the Health area, presented a more positive perception in the Incentive to New Ideas and the Interest for the Student's Learning factors, when compared to students from the Social and Natural Sciences. Furthermore, the perception of students' in more advanced semesters was more favorable than of those in initial semesters in relation to all the factors measured in the Educational Practice Inventory. Students from private education institutions had a more positive evaluation of factors concerning the Incentive to New Ideas and the Evaluation and Teaching Methodology than those students from public institutions. Professors pointed out the lack of time and opportunity as the main barriers to personal creativity.Fleith, Denise de SouzaRibeiro, Rejane Arruda2011-09-08T12:59:17Z2011-09-08T12:59:17Z2011-09-082006-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rejane Arruda. Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade. 2006. xiv, 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9222info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/9222Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
title Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
spellingShingle Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
Ribeiro, Rejane Arruda
Criatividade
Imaginação
Ambiente de sala de aula
Professores universitários
title_short Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
title_full Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
title_fullStr Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
title_full_unstemmed Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
title_sort Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade
author Ribeiro, Rejane Arruda
author_facet Ribeiro, Rejane Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rejane Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Imaginação
Ambiente de sala de aula
Professores universitários
topic Criatividade
Imaginação
Ambiente de sala de aula
Professores universitários
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-28
2011-09-08T12:59:17Z
2011-09-08T12:59:17Z
2011-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Rejane Arruda. Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade. 2006. xiv, 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9222
identifier_str_mv RIBEIRO, Rejane Arruda. Percepção de professores e estudantes de cursos de licenciatura quanto ao estímulo à criatividade. 2006. xiv, 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508405097758720