Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000100009 |
Resumo: | A literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa. |
id |
PUC_RIO-24_cb5b07f5d2ab9f86c845efbe4e5f2265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722002000100009 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldadeavaliação de desempenho socialmultimídiatreinamento de habilidades sociaisA literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa.Universidade Estadual de Maringá2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000100009Psicologia em Estudo v.7 n.1 2002reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722002000100009info:eu-repo/semantics/openAccessDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2006-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722002000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2006-02-22T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
title |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
spellingShingle |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade Del Prette,Zilda Aparecida Pereira avaliação de desempenho social multimídia treinamento de habilidades sociais |
title_short |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
title_full |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
title_fullStr |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
title_full_unstemmed |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
title_sort |
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade |
author |
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author_facet |
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
author_role |
author |
author2 |
Del Prette,Almir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação de desempenho social multimídia treinamento de habilidades sociais |
topic |
avaliação de desempenho social multimídia treinamento de habilidades sociais |
description |
A literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722002000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.7 n.1 2002 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903027429376 |