Inclusão de crianças com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível. |
id |
PUC_RIO-24_d7197284dcaf14ae9f6cddadcb59f651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722012000400011 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de crianças com Síndrome de DownSíndrome de Downfamíliainclusão escolarO objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.Universidade Estadual de Maringá2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011Psicologia em Estudo v.17 n.4 2012reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722012000400011info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz,Flávia Mendonça RosaPfeifer,Luzia IaraSigolo,Silvia Regina Ricco LucatoNascimento,Lucila Castanheirapor2013-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722012000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2013-06-20T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
title |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down Luiz,Flávia Mendonça Rosa Síndrome de Down família inclusão escolar |
title_short |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
title_full |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
title_sort |
Inclusão de crianças com Síndrome de Down |
author |
Luiz,Flávia Mendonça Rosa |
author_facet |
Luiz,Flávia Mendonça Rosa Pfeifer,Luzia Iara Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato Nascimento,Lucila Castanheira |
author_role |
author |
author2 |
Pfeifer,Luzia Iara Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato Nascimento,Lucila Castanheira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz,Flávia Mendonça Rosa Pfeifer,Luzia Iara Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato Nascimento,Lucila Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down família inclusão escolar |
topic |
Síndrome de Down família inclusão escolar |
description |
O objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722012000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.17 n.4 2012 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905735901184 |