Inclusão de crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pfeifer,Luzia Iara, Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato, Nascimento,Lucila Castanheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011
Resumo: O objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.
id PUC_RIO-24_d7197284dcaf14ae9f6cddadcb59f651
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722012000400011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de crianças com Síndrome de DownSíndrome de Downfamíliainclusão escolarO objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.Universidade Estadual de Maringá2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011Psicologia em Estudo v.17 n.4 2012reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722012000400011info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz,Flávia Mendonça RosaPfeifer,Luzia IaraSigolo,Silvia Regina Ricco LucatoNascimento,Lucila Castanheirapor2013-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722012000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2013-06-20T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com Síndrome de Down
title Inclusão de crianças com Síndrome de Down
spellingShingle Inclusão de crianças com Síndrome de Down
Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Síndrome de Down
família
inclusão escolar
title_short Inclusão de crianças com Síndrome de Down
title_full Inclusão de crianças com Síndrome de Down
title_fullStr Inclusão de crianças com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com Síndrome de Down
title_sort Inclusão de crianças com Síndrome de Down
author Luiz,Flávia Mendonça Rosa
author_facet Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Pfeifer,Luzia Iara
Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato
Nascimento,Lucila Castanheira
author_role author
author2 Pfeifer,Luzia Iara
Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato
Nascimento,Lucila Castanheira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz,Flávia Mendonça Rosa
Pfeifer,Luzia Iara
Sigolo,Silvia Regina Ricco Lucato
Nascimento,Lucila Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
família
inclusão escolar
topic Síndrome de Down
família
inclusão escolar
description O objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722012000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.17 n.4 2012
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905735901184