Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Boruchovitch,Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200017
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.
id PUC_RIO-24_e027420485b6dce880fe852722cd09dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722010000200017
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamentalOrientações motivacionaiscrenças educacionaisdesempenho acadêmicoEste trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.Universidade Estadual de Maringá2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200017Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000200017info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva,Mirella Lopez Martini FernandesBoruchovitch,Evelypor2010-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-09-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
title Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Orientações motivacionais
crenças educacionais
desempenho acadêmico
title_short Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
title_full Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
title_sort Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental
author Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
author_facet Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Boruchovitch,Evely
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes
Boruchovitch,Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Orientações motivacionais
crenças educacionais
desempenho acadêmico
topic Orientações motivacionais
crenças educacionais
desempenho acadêmico
description Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722010000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.15 n.2 2010
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905031258112