A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Helder
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Raposo,José Vasconcelos, Moreira,Miguel, Costa,Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003
Resumo: O presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.
id RCAP_695505971f7af24f6180f52d3f549057
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2007000300003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Físicavalores desportivosorientações motivacionais e Educação FísicaO presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.Edições Desafio Singular2007-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003Motricidade v.3 n.3 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003Fernandes,HelderRaposo,José VasconcelosMoreira,MiguelCosta,Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:29:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
title A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
spellingShingle A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
Fernandes,Helder
valores desportivos
orientações motivacionais e Educação Física
title_short A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
title_full A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
title_fullStr A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
title_full_unstemmed A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
title_sort A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física
author Fernandes,Helder
author_facet Fernandes,Helder
Raposo,José Vasconcelos
Moreira,Miguel
Costa,Henrique
author_role author
author2 Raposo,José Vasconcelos
Moreira,Miguel
Costa,Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Helder
Raposo,José Vasconcelos
Moreira,Miguel
Costa,Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv valores desportivos
orientações motivacionais e Educação Física
topic valores desportivos
orientações motivacionais e Educação Física
description O presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.3 n.3 2007
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304443071496192