Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Monilly Ramos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400024
Resumo: A pesquisa teve como objetivo a análise dos múltiplos domínios envolvidos na leitura e escrita de crianças e adolescentes. Foram investigados 162 sujeitos, de ambos os sexos, com idades variando entre 08 e 16 anos, cursando a 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Nordeste. O desempenho cognitivo das crianças foi analisado através de atividades que envolviam leitura e ditado de palavras e de pseudopalavras, consciência fonológica, processamento auditivo e visual e velocidade de processamento. Os resultados revelaram atraso no desenvolvimento das habilidades avaliadas, com imprecisão e distorções no uso das rotas fonológica e lexical. Conclui-se que é preciso delinear projetos de intervenção visando desenvolver as habilidades de consciência fonológica, processamento auditivo e velocidade de processamento em crianças nas fases iniciais da aquisição da leitura e escrita.
id PUC_RIO-24_e74aacba3c0761f090d7aa6bfdc9b8db
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722008000400024
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadasleituraescritaavaliação cognitivaA pesquisa teve como objetivo a análise dos múltiplos domínios envolvidos na leitura e escrita de crianças e adolescentes. Foram investigados 162 sujeitos, de ambos os sexos, com idades variando entre 08 e 16 anos, cursando a 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Nordeste. O desempenho cognitivo das crianças foi analisado através de atividades que envolviam leitura e ditado de palavras e de pseudopalavras, consciência fonológica, processamento auditivo e visual e velocidade de processamento. Os resultados revelaram atraso no desenvolvimento das habilidades avaliadas, com imprecisão e distorções no uso das rotas fonológica e lexical. Conclui-se que é preciso delinear projetos de intervenção visando desenvolver as habilidades de consciência fonológica, processamento auditivo e velocidade de processamento em crianças nas fases iniciais da aquisição da leitura e escrita.Universidade Estadual de Maringá2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400024Psicologia em Estudo v.13 n.4 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000400024info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Monilly RamosMinervino,Carla Alexandra da Silva Moitapor2009-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000400024Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2009-03-17T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
title Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
spellingShingle Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
Araujo,Monilly Ramos
leitura
escrita
avaliação cognitiva
title_short Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
title_full Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
title_fullStr Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
title_full_unstemmed Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
title_sort Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas
author Araujo,Monilly Ramos
author_facet Araujo,Monilly Ramos
Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
author_role author
author2 Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Monilly Ramos
Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
escrita
avaliação cognitiva
topic leitura
escrita
avaliação cognitiva
description A pesquisa teve como objetivo a análise dos múltiplos domínios envolvidos na leitura e escrita de crianças e adolescentes. Foram investigados 162 sujeitos, de ambos os sexos, com idades variando entre 08 e 16 anos, cursando a 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Nordeste. O desempenho cognitivo das crianças foi analisado através de atividades que envolviam leitura e ditado de palavras e de pseudopalavras, consciência fonológica, processamento auditivo e visual e velocidade de processamento. Os resultados revelaram atraso no desenvolvimento das habilidades avaliadas, com imprecisão e distorções no uso das rotas fonológica e lexical. Conclui-se que é preciso delinear projetos de intervenção visando desenvolver as habilidades de consciência fonológica, processamento auditivo e velocidade de processamento em crianças nas fases iniciais da aquisição da leitura e escrita.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722008000400024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.13 n.4 2008
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904617070592