Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiane Manthei de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36719
Resumo: A preocupação deste trabalho de pesquisa pretende comprovar a necessidade do desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola como espaço de ensino e de aprendizagem deve apresentar maior preocupação com a qualificação da leitura e escrita dos educandos, como forma de inclusão social e compreensão do mundo e da realidade em que estão inseridos.
id UFRGS-2_ce955d64c1874dfeda4ab184f9a534cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36719
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Fabiane Manthei dePetersen, Ana Maria de Barros2012-01-19T01:20:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/36719000818345A preocupação deste trabalho de pesquisa pretende comprovar a necessidade do desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola como espaço de ensino e de aprendizagem deve apresentar maior preocupação com a qualificação da leitura e escrita dos educandos, como forma de inclusão social e compreensão do mundo e da realidade em que estão inseridos.application/pdfporLeituraEscritaDesenvolvimento cognitivoCompreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818345.pdf000818345.pdfTexto completoapplication/pdf718786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/1/000818345.pdfc0b70a70c0c2e014b936365c28f4be3aMD51TEXT000818345.pdf.txt000818345.pdf.txtExtracted Texttext/plain36429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/2/000818345.pdf.txt86eca6bf82260619d8c308fb6004c5fcMD52THUMBNAIL000818345.pdf.jpg000818345.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/3/000818345.pdf.jpgd2ae5e6f0a085312996727757097f6d5MD5310183/367192018-10-11 08:52:21.808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
title Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
spellingShingle Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
Oliveira, Fabiane Manthei de
Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
title_short Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
title_full Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
title_fullStr Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
title_full_unstemmed Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
title_sort Compreendendo o mundo através da leitura e escrita : recursos para a qualificação da aprendizagem
author Oliveira, Fabiane Manthei de
author_facet Oliveira, Fabiane Manthei de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiane Manthei de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
topic Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
description A preocupação deste trabalho de pesquisa pretende comprovar a necessidade do desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola como espaço de ensino e de aprendizagem deve apresentar maior preocupação com a qualificação da leitura e escrita dos educandos, como forma de inclusão social e compreensão do mundo e da realidade em que estão inseridos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36719
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818345
url http://hdl.handle.net/10183/36719
identifier_str_mv 000818345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/1/000818345.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/2/000818345.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36719/3/000818345.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0b70a70c0c2e014b936365c28f4be3a
86eca6bf82260619d8c308fb6004c5fc
d2ae5e6f0a085312996727757097f6d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071237341184