Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014 |
Resumo: | O presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias. |
id |
PUC_RIO-24_ebff1de361fffe5e79a7701f40c8af32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722011000100014 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolarMemóriafalsas memóriascriançasO presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias.Universidade Estadual de Maringá2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000100014info:eu-repo/semantics/openAccessNeufeld,Carmem BeatrizBrust,Priscila GoergenSilva,Marcelle Thays Gomes dapor2011-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-07-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
title |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
spellingShingle |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar Neufeld,Carmem Beatriz Memória falsas memórias crianças |
title_short |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
title_full |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
title_fullStr |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
title_sort |
Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar |
author |
Neufeld,Carmem Beatriz |
author_facet |
Neufeld,Carmem Beatriz Brust,Priscila Goergen Silva,Marcelle Thays Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Brust,Priscila Goergen Silva,Marcelle Thays Gomes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neufeld,Carmem Beatriz Brust,Priscila Goergen Silva,Marcelle Thays Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória falsas memórias crianças |
topic |
Memória falsas memórias crianças |
description |
O presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722011000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905347928064 |