Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neufeld,Carmem Beatriz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Brust,Priscila Goergen, Silva,Marcelle Thays Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014
Resumo: O presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias.
id PUC_RIO-24_ebff1de361fffe5e79a7701f40c8af32
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722011000100014
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolarMemóriafalsas memóriascriançasO presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias.Universidade Estadual de Maringá2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000100014info:eu-repo/semantics/openAccessNeufeld,Carmem BeatrizBrust,Priscila GoergenSilva,Marcelle Thays Gomes dapor2011-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-07-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
title Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
spellingShingle Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
Neufeld,Carmem Beatriz
Memória
falsas memórias
crianças
title_short Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
title_full Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
title_fullStr Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
title_full_unstemmed Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
title_sort Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar
author Neufeld,Carmem Beatriz
author_facet Neufeld,Carmem Beatriz
Brust,Priscila Goergen
Silva,Marcelle Thays Gomes da
author_role author
author2 Brust,Priscila Goergen
Silva,Marcelle Thays Gomes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neufeld,Carmem Beatriz
Brust,Priscila Goergen
Silva,Marcelle Thays Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
falsas memórias
crianças
topic Memória
falsas memórias
crianças
description O presente trabalho visou investigar experimentalmente, a susceptibilidade das memórias de crianças à distorção, através do estudo das falsas memórias, que são lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram. O desempenho da memória foi avaliado em 57 crianças em idade escolar e pré-escolar, por meio da apresentação de sequências de frases simples que representam informações do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que a memória não foi imune a erros e distorções, ou seja, as crianças se lembraram falsamente de informações a respeito do material estudado. Uma comparação entre as faixas etárias permitiu identificar que as crianças em idade escolar produziram menos falsas memórias que aquelas em idade pré-escolar. Assim, a escolaridade das criança parece ter auxiliado as crianças mais velhas na identificação das informações verdadeiras e na rejeição de falsas memórias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722011000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905347928064