Adaptação de um método de investigação do impacto da emoção na memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000100004 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma adaptação dos instrumentos e procedimentos elaborados por Cahill, Prins, Weber e McGaugh para a avaliação dos efeitos da emoção nas distorções da memória. O material visa oferecer à comunidade científica lusófona um instrumento valioso para investigação da memória e, a partir dessa adaptação, das falsas memórias. O experimento teve por finalidade testar a validade desta adaptação para a realidade brasileira, bem como a eficiência da avaliação das falsas memórias. A amostra foi composta por 138 estudantes universitários de diversos cursos de graduação e instituições de ensino superior particulares. O procedimento adaptado contém 11 slides, cujas imagens são condizentes com a realidade brasileira, e um teste auto-administrado de memória de reconhecimento. Os resultados sugerem uma adequação da adaptação dos instrumentos e procedimentos, encontrando um efeito potencializador da emoção sobre as memórias verdadeiras, principalmente para participantes do sexo masculino. Considerando os resultados obtidos, o procedimento adaptado é efetivo para medir o efeito da emoção na memória e suas distorções, e a emoção parece inocular a memória contra os efeitos da falsificação. |
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