Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella,Andréa Vieira
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Da Ros,Sílvia Zanatta, Reis,Alice Casanova dos, França,Kelly Bedin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000100017
Resumo: Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.
id PUC_RIO-24_fcbf1809b1eca933e8527e21e422c934
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722003000100017
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formalcriatividadeensinar e aprenderconstituição do sujeitoNeste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.Universidade Estadual de Maringá2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000100017Psicologia em Estudo v.8 n.1 2003reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722003000100017info:eu-repo/semantics/openAccessZanella,Andréa VieiraDa Ros,Sílvia ZanattaReis,Alice Casanova dosFrança,Kelly Bedinpor2004-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722003000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-01-26T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
title Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
spellingShingle Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
Zanella,Andréa Vieira
criatividade
ensinar e aprender
constituição do sujeito
title_short Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
title_full Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
title_fullStr Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
title_full_unstemmed Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
title_sort Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal
author Zanella,Andréa Vieira
author_facet Zanella,Andréa Vieira
Da Ros,Sílvia Zanatta
Reis,Alice Casanova dos
França,Kelly Bedin
author_role author
author2 Da Ros,Sílvia Zanatta
Reis,Alice Casanova dos
França,Kelly Bedin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella,Andréa Vieira
Da Ros,Sílvia Zanatta
Reis,Alice Casanova dos
França,Kelly Bedin
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
ensinar e aprender
constituição do sujeito
topic criatividade
ensinar e aprender
constituição do sujeito
description Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722003000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.8 n.1 2003
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903084052480