Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Alice Casanova dos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Zanella,Andréa Vieira, França,Kelly Bedin, Da Ros,Sílvia Zanatta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100008
Resumo: Neste texto é analisada a mediação pedagógica no processo de constituição do olhar estético, a partir de dois momentos de reflexão coletiva sobre o processo vivido por um sujeito numa oficina de pintura. A atividade estética relatada foi proposta a acadêmicos de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina regularmente matriculados em uma disciplina optativa intitulada "Psicologia da Criatividade". Para a coleta de dados, optou-se pela videografia. A análise fundamentou-se no arcabouço teórico da psicologia histórico-cultural, priorizando discussões sobre a percepção enquanto atividade semioticamente mediada e as tramas que entrelaçam a produção e apropriação de significações num contexto de ensinar e aprender. Finalmente, através do discurso da protagonista da ação, foram identificados elementos que apontam para o reconhecimento de que a obra por ela produzida, ao engendrar múltiplos sentidos para os sujeitos em relação, pôde ser percebida através de outros ângulos, inusitados e imprevisíveis, possibilitando um novo olhar.
id UFRGS-5_545848f4233a9e43edaaf74df08153f5
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722004000100008
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formalMediação pedagógicaolhar estéticocontextos de ensinar e aprenderNeste texto é analisada a mediação pedagógica no processo de constituição do olhar estético, a partir de dois momentos de reflexão coletiva sobre o processo vivido por um sujeito numa oficina de pintura. A atividade estética relatada foi proposta a acadêmicos de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina regularmente matriculados em uma disciplina optativa intitulada "Psicologia da Criatividade". Para a coleta de dados, optou-se pela videografia. A análise fundamentou-se no arcabouço teórico da psicologia histórico-cultural, priorizando discussões sobre a percepção enquanto atividade semioticamente mediada e as tramas que entrelaçam a produção e apropriação de significações num contexto de ensinar e aprender. Finalmente, através do discurso da protagonista da ação, foram identificados elementos que apontam para o reconhecimento de que a obra por ela produzida, ao engendrar múltiplos sentidos para os sujeitos em relação, pôde ser percebida através de outros ângulos, inusitados e imprevisíveis, possibilitando um novo olhar.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100008Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000100008info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Alice Casanova dosZanella,Andréa VieiraFrança,Kelly BedinDa Ros,Sílvia Zanattapor2004-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-12-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
title Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
spellingShingle Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
Reis,Alice Casanova dos
Mediação pedagógica
olhar estético
contextos de ensinar e aprender
title_short Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
title_full Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
title_fullStr Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
title_full_unstemmed Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
title_sort Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal
author Reis,Alice Casanova dos
author_facet Reis,Alice Casanova dos
Zanella,Andréa Vieira
França,Kelly Bedin
Da Ros,Sílvia Zanatta
author_role author
author2 Zanella,Andréa Vieira
França,Kelly Bedin
Da Ros,Sílvia Zanatta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Alice Casanova dos
Zanella,Andréa Vieira
França,Kelly Bedin
Da Ros,Sílvia Zanatta
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação pedagógica
olhar estético
contextos de ensinar e aprender
topic Mediação pedagógica
olhar estético
contextos de ensinar e aprender
description Neste texto é analisada a mediação pedagógica no processo de constituição do olhar estético, a partir de dois momentos de reflexão coletiva sobre o processo vivido por um sujeito numa oficina de pintura. A atividade estética relatada foi proposta a acadêmicos de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina regularmente matriculados em uma disciplina optativa intitulada "Psicologia da Criatividade". Para a coleta de dados, optou-se pela videografia. A análise fundamentou-se no arcabouço teórico da psicologia histórico-cultural, priorizando discussões sobre a percepção enquanto atividade semioticamente mediada e as tramas que entrelaçam a produção e apropriação de significações num contexto de ensinar e aprender. Finalmente, através do discurso da protagonista da ação, foram identificados elementos que apontam para o reconhecimento de que a obra por ela produzida, ao engendrar múltiplos sentidos para os sujeitos em relação, pôde ser percebida através de outros ângulos, inusitados e imprevisíveis, possibilitando um novo olhar.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722004000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862657880064